Técnicas "modernas" - NMM
+6
roddox_df
rafael_phy
leandro pereira
AleNascimento
Fábio Dytz
fabricio.fay
10 participantes
Página 2 de 4
Página 2 de 4 • 1, 2, 3, 4
Re: Técnicas "modernas" - NMM
Fabio, efeito matrix, inúmeras fotos de um mesmo objeto em um mesmo instante, oq gera uma "foto 3d" q é o mesmo q olhar para uma figura ja q ela é estacionaria a girando podemos ve—la por varios angulos no.instante q ela foi "congelada".
Nao é um filme, pois se trata de um unico instante.
Nao é um filme, pois se trata de um unico instante.
rafael_phy- Neanderthal
- Mensagens : 1560
Data de inscrição : 14/03/2013
Idade : 40
Localização : volta redonda. RJ
Re: Técnicas "modernas" - NMM
Legal esta tua visão Rafael
Só que ela não geraria uma foto 3D, penso eu, mas sim a idéia 3D já que são várias fotos 2D e o observador vislumbraria uma imagem 3D.
Santa maionese...rsssssss
Só que ela não geraria uma foto 3D, penso eu, mas sim a idéia 3D já que são várias fotos 2D e o observador vislumbraria uma imagem 3D.
Santa maionese...rsssssss
Re: Técnicas "modernas" - NMM
Raphael, isso eu entendi mas ao representar o brilho instantâneo ele não estaria subordinado a um ângulo específico da luz incidente?
Outra indagação: talvez não fosse o caso de atenuar o brilho de tintas metálicas, já que matematicamente elas não refletiriam a quantidade de luz na escala da figura?
Outra indagação: talvez não fosse o caso de atenuar o brilho de tintas metálicas, já que matematicamente elas não refletiriam a quantidade de luz na escala da figura?
Re: Técnicas "modernas" - NMM
Fabio, eu gosto das metalicas com granulaçao mt fina, mas para figuras históricas.
As figuras de fantasia acho o mnm interessante, pois cria um aspecto mais lúdico.
a dificuldade de usar as metalicas está, na maioria das vezes em criar bons efeitos de luz e sombra, pelo menos outra mim.
As figuras de fantasia acho o mnm interessante, pois cria um aspecto mais lúdico.
a dificuldade de usar as metalicas está, na maioria das vezes em criar bons efeitos de luz e sombra, pelo menos outra mim.
rafael_phy- Neanderthal
- Mensagens : 1560
Data de inscrição : 14/03/2013
Idade : 40
Localização : volta redonda. RJ
Re: Técnicas "modernas" - NMM
A iluminação cenital dá um efeito mais interessante as figuras, cria volumes e formas.
O MNM permite que o efeito não mude independente do ângulo que se olha a figura, o brilho vai estar sempre no mesmo lugar.
Outra questão é a dificuldade trazida por tintas metálicas com pigmentos "maiores", ou mais granulados, o que dificulta a pintura de detalhes mais finos e controlados.
Acho muito interessante a técnica do MNM, já vi trabalhos que jurava que foram feitos com metais. Acho que conseguimos visualizar melhor o trabalho no MNM, pois é mais difícil de se visualizar os detalhes em pintura brilhante
Abraços
O MNM permite que o efeito não mude independente do ângulo que se olha a figura, o brilho vai estar sempre no mesmo lugar.
Outra questão é a dificuldade trazida por tintas metálicas com pigmentos "maiores", ou mais granulados, o que dificulta a pintura de detalhes mais finos e controlados.
Acho muito interessante a técnica do MNM, já vi trabalhos que jurava que foram feitos com metais. Acho que conseguimos visualizar melhor o trabalho no MNM, pois é mais difícil de se visualizar os detalhes em pintura brilhante
Abraços
Re: Técnicas "modernas" - NMM
fabricio.fay escreveu:O MNM permite que o efeito não mude independente do ângulo que se olha a figura, o brilho vai estar sempre no mesmo lugar.
Então a figura tem que ser observada sempre de um mesmo ponto?
Re: Técnicas "modernas" - NMM
Ao contrário Fabio, a figura pode ser olhada de qualquer angulo e vc sempre vai ver ela da mesma forma no quesito iluminação, vai sempre enxergar da forma em que o pintor a idealizou.
Re: Técnicas "modernas" - NMM
Fabio, o ângulo de observação pode ser qualquer um, a fonte de luz que não muda.
Imagina uma pessoa no escuro total, subitamente uma luz pequena se ilumina na frente da pessoa. Somente a frente dela será iluminada. Independente de onde você estiver verá luz somente na frente dá pessoa, a parte de trás ficará escura.
O MNM é a mesma coisa, a fonte de luz é fica, independente do observador
Imagina uma pessoa no escuro total, subitamente uma luz pequena se ilumina na frente da pessoa. Somente a frente dela será iluminada. Independente de onde você estiver verá luz somente na frente dá pessoa, a parte de trás ficará escura.
O MNM é a mesma coisa, a fonte de luz é fica, independente do observador
rafael_phy- Neanderthal
- Mensagens : 1560
Data de inscrição : 14/03/2013
Idade : 40
Localização : volta redonda. RJ
Re: Técnicas "modernas" - NMM
Logo, por qualquer ângulo que se observe a figura, veremos a luz refletida de um único ponto e a figura será um instantâneo daquele momento. Entendi certo? Se for isso é um recurso muito usado em cenografia.
Re: Técnicas "modernas" - NMM
Fabio pelo que entendi do mnm é exatamente isso
rafael_phy- Neanderthal
- Mensagens : 1560
Data de inscrição : 14/03/2013
Idade : 40
Localização : volta redonda. RJ
Re: Técnicas "modernas" - NMM
É isso mesmo Fábio. A figura terá um ponto de luz fixa, determinada pelo pintor.
Pessoalmente, ainda tenho dúvidas sobre isso nas figuras. Postei aqui perguntando sobre luz e sombra...que para mim, ainda gera esse "problema".
Salvo engano, li o Carlos Chagas (famoso ilustrador e modelista) falando que não usa "luz e sombra" em modelos...não dessa forma como se faz.
Agora, temos outra questão aqui: Você quer usar técnica que simula realidade ou técnica que crie modelos bonitos?
Verlinden popularizou técnicas que produzem modelos em escala muito bonitos, mas que hoje, vejo as pessoas torcendo o nariz, dizendo que não simulam a realidade.
No final...é o gosto e estilo de cada um que conta, não havendo "certo e errado", falta de "luz e sombra" etc.
Abraço!
Pessoalmente, ainda tenho dúvidas sobre isso nas figuras. Postei aqui perguntando sobre luz e sombra...que para mim, ainda gera esse "problema".
Salvo engano, li o Carlos Chagas (famoso ilustrador e modelista) falando que não usa "luz e sombra" em modelos...não dessa forma como se faz.
Agora, temos outra questão aqui: Você quer usar técnica que simula realidade ou técnica que crie modelos bonitos?
Verlinden popularizou técnicas que produzem modelos em escala muito bonitos, mas que hoje, vejo as pessoas torcendo o nariz, dizendo que não simulam a realidade.
No final...é o gosto e estilo de cada um que conta, não havendo "certo e errado", falta de "luz e sombra" etc.
Abraço!
Foks- Homo Habilis
- Mensagens : 193
Data de inscrição : 26/11/2013
Re: Técnicas "modernas" - NMM
Foks escreveu:
Salvo engano, li o Carlos Chagas (famoso ilustrador e modelista) falando que não usa "luz e sombra" em modelos...não dessa forma como se faz.
Agora, temos outra questão aqui: Você quer usar técnica que simula realidade ou técnica que crie modelos bonitos?
Verlinden popularizou técnicas que produzem modelos em escala muito bonitos, mas que hoje, vejo as pessoas torcendo o nariz, dizendo que não simulam a realidade.
Abraço!
Realmente o Carlos Chagas sempre falou isso, exceto para escala muito pequenas...1/48 para baixo.
o Verlinden criou aquele estilo de pintura porque na época - final dos anos 80 - não havia recursos de photoshop e os modelos não podiam parecer chapados nas fotos.
O estilo de pintar 2D sobre 3D que se usa hoje foi inventado pelo pessoal da Andrea no final dos anos 90...vide a revista Figure International, da qual já fui assinante.
Re: Técnicas "modernas" - NMM
Boa! Não sabia destes detalhes.
Ou seja...técnica para "ficar bonito na foto". Isso nem sempre dará um modelo bacana ao vivo e vice versa.
Ou seja...técnica para "ficar bonito na foto". Isso nem sempre dará um modelo bacana ao vivo e vice versa.
Foks- Homo Habilis
- Mensagens : 193
Data de inscrição : 26/11/2013
Re: Técnicas "modernas" - NMM
Pois é mas já foi falado aqui no problema da luminosidade na escala. Honestamente sempre achei este jogo de luzes e sombras que os figureiros fazem uma coisa muito forçada mas depois que passei a frequentar este fórum e ver e ler o que o pessoal está fazendo comecei a enxergar a técnica com outros olhos. É como se para coisas 'vivas" o enfoque devesse ser diferente, ao contrário de carros, aviões, etc onde o problema é outro. Mas há figureiros que não seguem esta tendência, que acostumou-se a chamar de Escola Espanhola.
Re: Técnicas "modernas" - NMM
Como eu venho falando...ainda estou estranhando muito isso. Confesso que até acho muita coisa que vejo...muito forçada.
Agora, você está certo Fábio...é outro mundo. Pouca coisa parecida com o modelismo de veículos.
Acredito que a técnica também deve ser revista de acordo com o tema.
Figuras históricas clamam por pinturas mais realistas, ao passo que, figuras de fantasia, abrem grandes possibilidades, e o exagero é até bem vindo em algumas situações.
Agora, você está certo Fábio...é outro mundo. Pouca coisa parecida com o modelismo de veículos.
Acredito que a técnica também deve ser revista de acordo com o tema.
Figuras históricas clamam por pinturas mais realistas, ao passo que, figuras de fantasia, abrem grandes possibilidades, e o exagero é até bem vindo em algumas situações.
Foks- Homo Habilis
- Mensagens : 193
Data de inscrição : 26/11/2013
Re: Técnicas "modernas" - NMM
Esse tópico tá rendendo... Rsrsrs.
Eu também achava tudo meio forçado ( e para algumas coisas ainda acho).
Quanto à "escola espanhola" é só um estilo. Eu por exemplo gosto muito do trabalho dos Russos e eles não usam o esquema de luzes e sombras tão intenso. Porém conseguem fazer estamparias, tramas e texturas nas roupas como ninguém. Na minha opnião trabalho deles é invejavel
Eu também achava tudo meio forçado ( e para algumas coisas ainda acho).
Quanto à "escola espanhola" é só um estilo. Eu por exemplo gosto muito do trabalho dos Russos e eles não usam o esquema de luzes e sombras tão intenso. Porém conseguem fazer estamparias, tramas e texturas nas roupas como ninguém. Na minha opnião trabalho deles é invejavel
Re: Técnicas "modernas" - NMM
Fica uma ressalva: o estilo popularizado pela Andrea por ser mais fácil e reprodutível permite um maior acesso por parte dos figureiros. Já os russos fazem como uma linha de montagem visando a venda de peças prontas. O segredo é claro, fica a sete chaves.
Re: Técnicas "modernas" - NMM
Hola
Uma coisa que ajudou muito a evolução da pintura foi o salto na qualidade das figuras, com detalhes e volumes muito bem definidos.
Não acho que a mudança na pintura seja só uma questão de estilo, mas sim de evolução técnica, na época do Verlinden se tinha um outro conceito de pintura, mas nessa época já existiam outros pintores, como o Shpered Paine e o Bill Horan, que utilizavam o esquema de iluminação cenital, muito semelhante ao que se utiliza hoje.
Acho que os pintores de figuras buscaram uma aproximação com a pintura artística e ilustração. Além disso, temos um bom número de pintores vindos do mundo das artes. O Julio Cabos que tivemos a oportunidade de conhecer, trabalhou muitos anos como ilustrador e fotografo, tendo trazido a sua percepção da arte para as figuras. Outro grande pintor o Gustavo Gill, que ganhou o Best of Show na Euromilitaire desse ano, trabalha no Museu do Prado fazendo reproduções de obras primas da pintura e restauração, e segundo me disse utiliza a mesma interpretação que utilizaria num quadro para figuras.
Acho que a pintura de figuras está cada vez mais se aproximando do mundo das artes, aplicando técnicas e teorias vindas desse mundo para tornar a pintura cada vez mais interessante. Quando comecei achava muito legal o trabalho do Verlindem, mas logo que descobri o Shepered Paine e o Bill Horan percebi que estavam muito adiante em termos técnicos e artístico.
Sheperd Paine, década de 70
Bill Horan
Em relação aos Russos, acho fantástico o trabalho que fazem com desenhos intrincados e texturas, mas em compensação o restante da figura é muito fraco, o que faz com que eles não se saiam bem nos concursos, pois acabam pecando nos elementos restantes. Pelo que sei a pintura é feita com acrílicos e que eles são formados em belas artes, e que a pintura é feita em grupo, onde cada um faz uma determinada parte.
Acho que essa aproximação com as artes é que tem trazido essa evolução da pintura, o pessoal tem investido bastante em estudo da teoria da cor, tipos de pincelada, veladuras, diluições, materiais, etc.
E que venha o futuro:
Elias Alonso(NMM)
Abraços e feliz ano novo
Uma coisa que ajudou muito a evolução da pintura foi o salto na qualidade das figuras, com detalhes e volumes muito bem definidos.
Não acho que a mudança na pintura seja só uma questão de estilo, mas sim de evolução técnica, na época do Verlinden se tinha um outro conceito de pintura, mas nessa época já existiam outros pintores, como o Shpered Paine e o Bill Horan, que utilizavam o esquema de iluminação cenital, muito semelhante ao que se utiliza hoje.
Acho que os pintores de figuras buscaram uma aproximação com a pintura artística e ilustração. Além disso, temos um bom número de pintores vindos do mundo das artes. O Julio Cabos que tivemos a oportunidade de conhecer, trabalhou muitos anos como ilustrador e fotografo, tendo trazido a sua percepção da arte para as figuras. Outro grande pintor o Gustavo Gill, que ganhou o Best of Show na Euromilitaire desse ano, trabalha no Museu do Prado fazendo reproduções de obras primas da pintura e restauração, e segundo me disse utiliza a mesma interpretação que utilizaria num quadro para figuras.
Acho que a pintura de figuras está cada vez mais se aproximando do mundo das artes, aplicando técnicas e teorias vindas desse mundo para tornar a pintura cada vez mais interessante. Quando comecei achava muito legal o trabalho do Verlindem, mas logo que descobri o Shepered Paine e o Bill Horan percebi que estavam muito adiante em termos técnicos e artístico.
Sheperd Paine, década de 70
Bill Horan
Em relação aos Russos, acho fantástico o trabalho que fazem com desenhos intrincados e texturas, mas em compensação o restante da figura é muito fraco, o que faz com que eles não se saiam bem nos concursos, pois acabam pecando nos elementos restantes. Pelo que sei a pintura é feita com acrílicos e que eles são formados em belas artes, e que a pintura é feita em grupo, onde cada um faz uma determinada parte.
Acho que essa aproximação com as artes é que tem trazido essa evolução da pintura, o pessoal tem investido bastante em estudo da teoria da cor, tipos de pincelada, veladuras, diluições, materiais, etc.
E que venha o futuro:
Elias Alonso(NMM)
Abraços e feliz ano novo
Re: Técnicas "modernas" - NMM
Boa Fabrício! Ótimas informações.
As figuras são muito boas...principalmente a primeira. Pareceu muito natural a pintura.
Esse NMM está extremamente bem feito...
Gostei do que você falou: Reproduzir um quadro em uma figura.
Se esse é o foco, aí faz todo sentido a técnica 2D em objetos 3D.
Abraço!
As figuras são muito boas...principalmente a primeira. Pareceu muito natural a pintura.
Esse NMM está extremamente bem feito...
Gostei do que você falou: Reproduzir um quadro em uma figura.
Se esse é o foco, aí faz todo sentido a técnica 2D em objetos 3D.
Abraço!
Foks- Homo Habilis
- Mensagens : 193
Data de inscrição : 26/11/2013
Re: Técnicas "modernas" - NMM
Gostaria de fazer um parêntesis no tema: se isto é um hobby, o hobbysta dificilmente vai chegar ao nível de um artista de belas artes, ou seja, pressupõe-se que o cara tenha que ter ou desenvolver aptidões artísticas fora do comum para alcançar os resultados apresentados hoje em dia por profissionais da área. Isso não é muito animador em termos comerciais pelo menos aqui no Brasil.
Re: Técnicas "modernas" - NMM
max nao acho que estejamos longe desse nivel ou que precisemos desenvolver aptidoes espetaculares....é tudo treino, estudo e paciencia...
rafael_phy- Neanderthal
- Mensagens : 1560
Data de inscrição : 14/03/2013
Idade : 40
Localização : volta redonda. RJ
Página 2 de 4 • 1, 2, 3, 4
Página 2 de 4
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|