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Técnicas "modernas" - NMM

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Mensagem por rafael_phy Qui Dez 19, 2013 1:05 pm

Fabio, efeito matrix, inúmeras fotos de um mesmo objeto em um mesmo instante, oq gera uma "foto 3d" q é o mesmo q olhar para uma figura ja q ela é estacionaria a girando podemos ve—la por varios angulos no.instante q ela foi "congelada".

Nao é um filme, pois se trata de um unico instante.

Very Happy
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Mensagem por Frank Chmyz Qui Dez 19, 2013 1:10 pm

Legal esta tua visão Rafael  Very Happy 
Só que ela não geraria uma foto 3D, penso eu, mas sim a idéia 3D já que são várias fotos 2D e o observador vislumbraria uma imagem 3D.
Santa maionese...rsssssss
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Mensagem por Fábio Dytz Qui Dez 19, 2013 1:11 pm

Raphael, isso eu entendi mas ao representar o brilho instantâneo ele não estaria subordinado a um ângulo específico da luz incidente?
Outra indagação: talvez não fosse o caso de atenuar o brilho de tintas metálicas, já que matematicamente elas não refletiriam a quantidade de luz na escala da figura?
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Mensagem por rafael_phy Qui Dez 19, 2013 2:33 pm

Fabio, eu gosto das metalicas com granulaçao mt fina, mas para figuras históricas.

As figuras de fantasia acho o mnm interessante, pois cria um aspecto mais lúdico.

a dificuldade de usar as metalicas está, na maioria das vezes em criar bons efeitos de luz e sombra, pelo menos outra mim.
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Mensagem por fabricio.fay Sex Dez 20, 2013 4:02 pm

A iluminação cenital dá um efeito mais interessante as figuras, cria volumes e formas.

O MNM permite que o efeito não mude independente do ângulo que se olha a figura, o brilho vai estar sempre no mesmo lugar.

Outra questão é a dificuldade trazida por tintas metálicas com pigmentos "maiores", ou mais granulados, o que dificulta a pintura de detalhes mais finos e controlados.

Acho muito interessante a técnica do MNM, já vi trabalhos que jurava que foram feitos com metais. Acho que conseguimos visualizar melhor o trabalho no MNM, pois é mais difícil de se visualizar os detalhes em pintura brilhante  What a Face 


Abraços  santa 
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Mensagem por Fábio Dytz Sex Dez 20, 2013 5:53 pm

fabricio.fay escreveu:O MNM permite que o efeito não mude independente do ângulo que se olha a figura, o brilho vai estar sempre no mesmo lugar.
 

Então a figura tem que ser observada sempre de um mesmo ponto?
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Mensagem por Frank Chmyz Sex Dez 20, 2013 9:10 pm

Ao contrário Fabio, a figura pode ser olhada de qualquer angulo e vc sempre vai ver ela da mesma forma no quesito iluminação, vai sempre enxergar da forma em que o pintor a idealizou.
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Mensagem por rafael_phy Sáb Dez 21, 2013 7:16 am

Fabio, o ângulo de observação pode ser qualquer um, a fonte de luz que não muda.

Imagina uma pessoa no escuro total, subitamente uma luz pequena se ilumina na frente da pessoa. Somente a frente dela será iluminada. Independente de onde você estiver verá luz somente na frente dá pessoa, a parte de trás ficará escura.

O MNM é a mesma coisa, a fonte de luz é fica, independente do observador
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Mensagem por Fábio Dytz Sáb Dez 21, 2013 1:10 pm

Logo, por qualquer ângulo que se observe a figura, veremos a luz refletida de um único ponto e a figura será um instantâneo daquele momento. Entendi certo? Se for isso é um recurso muito usado em cenografia.
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Mensagem por rafael_phy Sáb Dez 21, 2013 3:39 pm

Fabio pelo que entendi do mnm é exatamente isso
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Mensagem por Foks Seg Dez 30, 2013 5:39 pm

É isso mesmo Fábio. A figura terá um ponto de luz fixa, determinada pelo pintor.

Pessoalmente, ainda tenho dúvidas sobre isso nas figuras. Postei aqui perguntando sobre luz e sombra...que para mim, ainda gera esse "problema".

Salvo engano, li o Carlos Chagas (famoso ilustrador e modelista) falando que não usa "luz e sombra" em modelos...não dessa forma como se faz.

Agora, temos outra questão aqui: Você quer usar técnica que simula realidade ou técnica que crie modelos bonitos?

Verlinden popularizou técnicas que produzem modelos em escala muito bonitos, mas que hoje, vejo as pessoas torcendo o nariz, dizendo que não simulam a realidade.

No final...é o gosto e estilo de cada um que conta, não havendo "certo e errado", falta de "luz e sombra" etc.

Abraço!
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Mensagem por Fábio Dytz Ter Dez 31, 2013 12:06 pm

Foks escreveu:
Salvo engano, li o Carlos Chagas (famoso ilustrador e modelista) falando que não usa "luz e sombra" em modelos...não dessa forma como se faz.

Agora, temos outra questão aqui: Você quer usar técnica que simula realidade ou técnica que crie modelos bonitos?

Verlinden popularizou técnicas que produzem modelos em escala muito bonitos, mas que hoje, vejo as pessoas torcendo o nariz, dizendo que não simulam a realidade.

Abraço!

Realmente o Carlos Chagas sempre falou isso, exceto para escala muito pequenas...1/48 para baixo.
o Verlinden criou aquele estilo de pintura porque na época - final dos anos 80 - não havia recursos de photoshop e os modelos não podiam parecer chapados nas fotos.
O estilo de pintar 2D sobre 3D que se usa hoje foi inventado pelo pessoal da Andrea no final dos anos 90...vide a revista Figure International, da qual já fui assinante.
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Mensagem por Foks Ter Dez 31, 2013 12:34 pm

Boa! Não sabia destes detalhes.

Ou seja...técnica para "ficar bonito na foto". Isso nem sempre dará um modelo bacana ao vivo e vice versa.

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Mensagem por Fábio Dytz Ter Dez 31, 2013 12:45 pm

Pois é mas já foi falado aqui no problema da luminosidade na escala. Honestamente sempre achei este jogo de luzes e sombras que os figureiros fazem uma coisa muito forçada mas depois que passei a frequentar este fórum e ver e ler o que o pessoal está fazendo comecei a enxergar a técnica com outros olhos. É como se para coisas 'vivas" o enfoque devesse ser diferente, ao contrário de carros, aviões, etc onde o problema é outro. Mas há figureiros que não seguem esta tendência, que acostumou-se a chamar de Escola Espanhola.
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Mensagem por Foks Ter Dez 31, 2013 12:56 pm

Como eu venho falando...ainda estou estranhando muito isso. Confesso que até acho muita coisa que vejo...muito forçada.

Agora, você está certo Fábio...é outro mundo. Pouca coisa parecida com o modelismo de veículos.

Acredito que a técnica também deve ser revista de acordo com o tema.

Figuras históricas clamam por pinturas mais realistas, ao passo que, figuras de fantasia, abrem grandes possibilidades, e o exagero é até bem vindo em algumas situações.
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Mensagem por leandro pereira Ter Dez 31, 2013 2:42 pm

Esse tópico tá rendendo... Rsrsrs.
Eu também achava tudo meio forçado ( e para algumas coisas ainda acho).
Quanto à "escola espanhola" é só um estilo. Eu por exemplo gosto muito do trabalho dos Russos e eles não usam o esquema de luzes e sombras tão intenso. Porém conseguem fazer estamparias, tramas e texturas nas roupas  como ninguém. Na minha opnião trabalho deles é invejavel

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Mensagem por leandro pereira Ter Dez 31, 2013 2:46 pm

Fica uma ressalva: o estilo popularizado pela Andrea por ser mais fácil e reprodutível  permite um maior acesso por parte dos figureiros. Já os russos fazem como uma linha de montagem visando a venda de peças prontas. O segredo é claro, fica a sete chaves.
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Mensagem por Fábio Dytz Ter Dez 31, 2013 3:11 pm

Os russos trabalham com óleos?
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Mensagem por leandro pereira Ter Dez 31, 2013 3:38 pm

É meio que segredo, mas é acrílica e tempera pelo q dizem
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Mensagem por Fábio Dytz Ter Dez 31, 2013 3:47 pm

Base acrílica e têmpera a óleo! E veladuras diversas, imagino!
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Mensagem por fabricio.fay Ter Dez 31, 2013 3:57 pm

Hola  cheers 

Uma coisa que ajudou muito a evolução da pintura foi o salto na qualidade das figuras, com detalhes e  volumes muito bem definidos.

Não acho que a mudança na pintura seja só uma questão de estilo, mas sim de evolução técnica, na época do Verlinden se tinha um outro conceito de pintura, mas nessa época já existiam outros pintores, como o Shpered Paine e o Bill Horan, que utilizavam o esquema de iluminação cenital, muito semelhante ao que se utiliza hoje.

Acho que os pintores de figuras buscaram uma aproximação com a pintura artística e ilustração. Além disso, temos um bom número de pintores vindos do mundo das artes. O Julio Cabos que tivemos a oportunidade de conhecer, trabalhou muitos anos como ilustrador e fotografo, tendo trazido a sua percepção da arte para as figuras. Outro grande pintor o Gustavo Gill, que ganhou o Best of Show na Euromilitaire desse ano, trabalha no Museu do Prado fazendo reproduções de obras primas da pintura e restauração, e segundo me disse utiliza a mesma interpretação que utilizaria num quadro para figuras.

Acho que a pintura de figuras está cada vez mais se aproximando do mundo das artes, aplicando técnicas e teorias vindas desse mundo para tornar a pintura cada vez mais interessante. Quando comecei achava muito legal o trabalho do Verlindem, mas logo que descobri o Shepered Paine e o Bill Horan percebi que estavam muito adiante em termos técnicos e artístico.

Técnicas "modernas" - NMM - Página 2 Wetting_Down_the_Stripes_zpsacd0bbe0Sheperd Paine, década de 70

Técnicas "modernas" - NMM - Página 2 Horan_276_4x6_zps9d8a5236
Bill Horan

Em relação aos Russos, acho fantástico o trabalho que fazem com  desenhos intrincados e texturas, mas em compensação o restante da figura é muito fraco, o que faz com que eles não se saiam bem nos concursos, pois acabam pecando nos elementos restantes. Pelo que sei a pintura é feita com acrílicos e que eles são formados em belas artes, e que a pintura é feita em grupo, onde cada um faz uma determinada parte.

Acho que essa aproximação com as artes é que tem trazido essa evolução da pintura, o pessoal tem investido bastante em estudo da teoria da cor, tipos de pincelada, veladuras, diluições, materiais, etc.

E que venha o futuro:
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Elias Alonso(NMM)


Abraços e feliz ano novo  cheers
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Mensagem por Foks Ter Dez 31, 2013 5:09 pm

Boa Fabrício! Ótimas informações.

As figuras são muito boas...principalmente a primeira. Pareceu muito natural a pintura.

Esse NMM está extremamente bem feito...

Gostei do que você falou: Reproduzir um quadro em uma figura.

Se esse é o foco, aí faz todo sentido a técnica 2D em objetos 3D.

Abraço!
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Mensagem por Fábio Dytz Ter Dez 31, 2013 10:51 pm

Gostaria de fazer um parêntesis no tema: se isto é um hobby, o hobbysta dificilmente vai chegar ao nível de um artista de belas artes, ou seja, pressupõe-se que o cara tenha que ter ou desenvolver aptidões artísticas fora do comum para alcançar os resultados apresentados hoje em dia por profissionais da área. Isso não é muito animador em termos comerciais pelo menos aqui no Brasil.
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Mensagem por rafael_phy Qua Jan 01, 2014 11:36 am

max nao acho que estejamos longe desse nivel ou que precisemos desenvolver aptidoes espetaculares....é tudo treino, estudo e paciencia...
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Mensagem por Fábio Dytz Qua Jan 01, 2014 11:44 am

Estamos falando de quantos modelistas?
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