Passo a Passo com o Mestre!
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Modelismo Brasil :: VARIEDADES :: Grupos de Montagens :: Workshop cpm Fabricio Fay e DaCosta Miniaturas
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Re: Passo a Passo com o Mestre!
obrigado Fay!
Hoje eu tirei o dia para analisar as técnicas, ver os seus vídeos (que estão muito didáticos, por sinal) e absorver as informações! semana que vem eu espero conseguir alcançar vocês no curso.
Confesso que ao ver o resultado final do rosto, fiquei com medo de fazer um trabalho tosco (mas vou fazer mesmo assim! estou criando coragem!). Nas fotos tudo parece gigante, mas no olho nú eu ainda acho difícil demais chegar nesse nível de detalhamento.
O que dá coragem é ver as técnicas e o passo a passo que você faz! obrigado!
Perguntas:
quanto a tinta metálica, eu estou usando tintas nacionais. Vocês misturam tintas metálicas? Eu tenho um metal escuro, um metal claro (quase prateado), dourado e cobre.
O ink negro eu posso usar tinta preta diluída? em qual proporção mais ou menos? 80% agua?
obrigado mais uma vez pela oportunidade mestre!
Hoje eu tirei o dia para analisar as técnicas, ver os seus vídeos (que estão muito didáticos, por sinal) e absorver as informações! semana que vem eu espero conseguir alcançar vocês no curso.
Confesso que ao ver o resultado final do rosto, fiquei com medo de fazer um trabalho tosco (mas vou fazer mesmo assim! estou criando coragem!). Nas fotos tudo parece gigante, mas no olho nú eu ainda acho difícil demais chegar nesse nível de detalhamento.
O que dá coragem é ver as técnicas e o passo a passo que você faz! obrigado!
Perguntas:
quanto a tinta metálica, eu estou usando tintas nacionais. Vocês misturam tintas metálicas? Eu tenho um metal escuro, um metal claro (quase prateado), dourado e cobre.
O ink negro eu posso usar tinta preta diluída? em qual proporção mais ou menos? 80% agua?
obrigado mais uma vez pela oportunidade mestre!
iurie- Homo Habilis
- Mensagens : 67
Data de inscrição : 24/09/2015
Idade : 40
Localização : Brasilia/DF
Re: Passo a Passo com o Mestre!
Olá pessoal. Estou novamente atordoado pela carga de trabalho. Mas esta semana atualizo a pintura dos metais.
Ainda presente.
Abraço
Ainda presente.
Abraço
Biazus- Homo Habilis
- Mensagens : 95
Data de inscrição : 20/08/2014
Idade : 45
Re: Passo a Passo com o Mestre!
Hola Iurieiurie escreveu:
Perguntas:
quanto a tinta metálica, eu estou usando tintas nacionais. Vocês misturam tintas metálicas? Eu tenho um metal escuro, um metal claro (quase prateado), dourado e cobre.
O ink negro eu posso usar tinta preta diluída? em qual proporção mais ou menos? 80% agua?
obrigado mais uma vez pela oportunidade mestre!
Pode misturar as tintas metálicas sim, para base misture a tinta preta com o metal escuro e vá clareando com o metal prateado. Pode substituir o ink por tinta preta, não precisa diluir tanto, pode ser uns 60% de água e descarregue a água do pincel, para ter pigmento sem tanto líquido.
Abraço
Re: Passo a Passo com o Mestre!
Hola
Embora tenha alguns atrasados, vou colocar a pintura da calça, pois imagino que tenha alguns amigos esperando já ter várias etapas postadas para iniciar a pintura e dar continuidade.
Vamos iniciar pensando mais que nas cores, nos volumes e na distribuição de luz e sombra.
Um exercício que sempre faço é olhar a figura de cima, para ver as partes mais sobressalentes e que vão receber mais luz:
Assim conseguimos perceber que algumas partes serão mais iluminadas, enquanto outras ficarão mais escuras.
Assim, seguindo o esquema da imagem vamos aplicar mais luz na área do círculo amarelo, a área do círculo vermelho também receberá luz, mas um pouco menos que a amarela.
As áreas em preto serão as de sombra, sendo que na perna que fica para trás utilizaremos menos luz e mais sombra, onde a área do círculo verde será iluminada apenas com a primeira luz e no máximo alguns pontos de luz com a segunda luz.
Por essa foto tirada de baixo para cima percebemos melhor as áreas de sombra:
A paleta de tintas continuará sendo bem restrita, baseada nas cores já utilizadas:
Vou deixar uma foto da calça pronta para nos basearmos e amanhã coloco o trabalho de luzes e sombras.
Abraços
Embora tenha alguns atrasados, vou colocar a pintura da calça, pois imagino que tenha alguns amigos esperando já ter várias etapas postadas para iniciar a pintura e dar continuidade.
Vamos iniciar pensando mais que nas cores, nos volumes e na distribuição de luz e sombra.
Um exercício que sempre faço é olhar a figura de cima, para ver as partes mais sobressalentes e que vão receber mais luz:
Assim conseguimos perceber que algumas partes serão mais iluminadas, enquanto outras ficarão mais escuras.
Assim, seguindo o esquema da imagem vamos aplicar mais luz na área do círculo amarelo, a área do círculo vermelho também receberá luz, mas um pouco menos que a amarela.
As áreas em preto serão as de sombra, sendo que na perna que fica para trás utilizaremos menos luz e mais sombra, onde a área do círculo verde será iluminada apenas com a primeira luz e no máximo alguns pontos de luz com a segunda luz.
Por essa foto tirada de baixo para cima percebemos melhor as áreas de sombra:
A paleta de tintas continuará sendo bem restrita, baseada nas cores já utilizadas:
Vou deixar uma foto da calça pronta para nos basearmos e amanhã coloco o trabalho de luzes e sombras.
Abraços
Re: Passo a Passo com o Mestre!
Muito bom Fay, vou esperar seu pap de Amanha pra começar
rafael_phy- Neanderthal
- Mensagens : 1560
Data de inscrição : 14/03/2013
Idade : 40
Localização : volta redonda. RJ
Re: Passo a Passo com o Mestre!
Boa noite. Aos colegas e professor peço desculpas pela ausência. Mas em duas semanas não consegui fazer nada. Sigo acompanhando e na esperança que alivie minha carga e eu possa voltar a me dedicar a pintar.
gostei do detalhe da sujeira na calça, Posteriormente se puder dar uma dica agradeço
Abraço
gostei do detalhe da sujeira na calça, Posteriormente se puder dar uma dica agradeço
Abraço
Biazus- Homo Habilis
- Mensagens : 95
Data de inscrição : 20/08/2014
Idade : 45
Re: Passo a Passo com o Mestre!
Vamos a calça
Cores:
Base: rojo cadmio tostado 814
luz: rojo antares(scale 75) e naranja aleman 805, aumentando a quantidade de naranja aleman a cada luz
sombra: base+ azul de marina 898, pode utilizar preto também, vai criar um efeito mais dessaturado
Mesclei as tintas a medida que ia aplicando a pintura, sem muita definição de proporções, mas dá para seguir aquele padrão de 3 luzes e 3 ou 2 sombras, de acordo com o que achar necessário.
1ª e 2ª luz:
1ª sombra: acrescentei o azul de marina aos poucos, esta cor é muito escura e dá muita profundidade, assim é melhor ir com cuidado. Quem optar pelo preto vai ver que não escurece tanto a cor, nem tão rápido.
2ª sombra: concentrando nas dobras mais profundas.
3ª sombra e terceira luz: a terceira sombra foi feita apenas na parte profunda dos vincos mais marcados, que seriam mais profundos. A 3ª luz foi aplicada apenas nas dobras mais finas da parte superior da calça.
Essas 3ª sombra e 3ª luz acabam ficando próximas na área superior da calça, para exemplificar marquei linhas pretas onde seriam essas sombras mais intensas da parte superior e com círculos brancos as luzes máximas, para que possamos perceber que as luzes e sombras mais intensas ficam muito próximas, produzindo volumes e formas.
Próximo passo será a pintura dos couros.
Abraços e boa pintura a todos
Cores:
Base: rojo cadmio tostado 814
luz: rojo antares(scale 75) e naranja aleman 805, aumentando a quantidade de naranja aleman a cada luz
sombra: base+ azul de marina 898, pode utilizar preto também, vai criar um efeito mais dessaturado
Mesclei as tintas a medida que ia aplicando a pintura, sem muita definição de proporções, mas dá para seguir aquele padrão de 3 luzes e 3 ou 2 sombras, de acordo com o que achar necessário.
1ª e 2ª luz:
1ª sombra: acrescentei o azul de marina aos poucos, esta cor é muito escura e dá muita profundidade, assim é melhor ir com cuidado. Quem optar pelo preto vai ver que não escurece tanto a cor, nem tão rápido.
2ª sombra: concentrando nas dobras mais profundas.
3ª sombra e terceira luz: a terceira sombra foi feita apenas na parte profunda dos vincos mais marcados, que seriam mais profundos. A 3ª luz foi aplicada apenas nas dobras mais finas da parte superior da calça.
Essas 3ª sombra e 3ª luz acabam ficando próximas na área superior da calça, para exemplificar marquei linhas pretas onde seriam essas sombras mais intensas da parte superior e com círculos brancos as luzes máximas, para que possamos perceber que as luzes e sombras mais intensas ficam muito próximas, produzindo volumes e formas.
Próximo passo será a pintura dos couros.
Abraços e boa pintura a todos
Re: Passo a Passo com o Mestre!
Muito bom mestre.
Farei a minha pintura essa semana
Farei a minha pintura essa semana
rafael_phy- Neanderthal
- Mensagens : 1560
Data de inscrição : 14/03/2013
Idade : 40
Localização : volta redonda. RJ
Re: Passo a Passo com o Mestre!
excelente!
Estou acompanhando também!
Já já eu trago meu resultado!
Estou acompanhando também!
Já já eu trago meu resultado!
iurie- Homo Habilis
- Mensagens : 67
Data de inscrição : 24/09/2015
Idade : 40
Localização : Brasilia/DF
Re: Passo a Passo com o Mestre!
Isso aí Iurieiurie escreveu:excelente!
Já já eu trago meu resultado!
O mais importante na sequência do workshop virtual é seguir pintando várias figuras na sequência, uma após a outra.
A gente nota que a cada pintura vai entendendo algo que antes não fazia muito sentido, em cada uma vamos treinando mais a mão e a motricidade.
Abraço
Re: Passo a Passo com o Mestre!
Agora vamos a uma parte bem mais simples da pele, as mãos
Vamos utilizar as mesmas cores, porém com passos um pouco mais bruscos
Aqui não segui o esquema de intercalar luzes e sombras como no rosto.
Base: arena marrom 876
1ª luz: marquei a parte superior da mão, o osso da falange(também chamado de nó), no dedo médio iniciei a pincelada do meio da mão na direção do nó. Já no dedo anular iniciei a pincelada mais próximo do nó e o dedo mínimo não recebe iluminação.
2ª Luz: Concentrando mais luz na parte superior do dedo indicador e bem próximo do nó do dedo médio, no anular só um toque no nó.
1ª sombra: entre os dedos, na região entre a mão e o punho iniciamos a pincelada no meio da mão e levamos em direção ao punho:
2ª sombra: entre os dedos
veias: com a luz máxima e um pouquinho de violeta desenhamos as veias com a ponta do pincel em um ângulo reto em relação a superfície. Evitem fazer o que fiz de desenhar 2 que acabaram ficando nada reais
As veias também não são essenciais e tem muita gente que não faz e não acha necessário.
Abraços
Vamos utilizar as mesmas cores, porém com passos um pouco mais bruscos
Aqui não segui o esquema de intercalar luzes e sombras como no rosto.
Base: arena marrom 876
1ª luz: marquei a parte superior da mão, o osso da falange(também chamado de nó), no dedo médio iniciei a pincelada do meio da mão na direção do nó. Já no dedo anular iniciei a pincelada mais próximo do nó e o dedo mínimo não recebe iluminação.
2ª Luz: Concentrando mais luz na parte superior do dedo indicador e bem próximo do nó do dedo médio, no anular só um toque no nó.
1ª sombra: entre os dedos, na região entre a mão e o punho iniciamos a pincelada no meio da mão e levamos em direção ao punho:
2ª sombra: entre os dedos
veias: com a luz máxima e um pouquinho de violeta desenhamos as veias com a ponta do pincel em um ângulo reto em relação a superfície. Evitem fazer o que fiz de desenhar 2 que acabaram ficando nada reais
As veias também não são essenciais e tem muita gente que não faz e não acha necessário.
Abraços
Re: Passo a Passo com o Mestre!
Muito bom mestre.
Estou devendo as calças, fim de ano mt corrido.
Estou devendo as calças, fim de ano mt corrido.
rafael_phy- Neanderthal
- Mensagens : 1560
Data de inscrição : 14/03/2013
Idade : 40
Localização : volta redonda. RJ
Re: Passo a Passo com o Mestre!
estou tentando conseguir um tempo pra ficar em dia também!
mas estou de olho!
Excelente!
As minhas transições acabam ficando um pouco mais bruscas... Será que é a qualidade da tinta ou a diluição? (ou nenhum dos dois, só inabilidade mesmo?)
mas estou de olho!
Excelente!
As minhas transições acabam ficando um pouco mais bruscas... Será que é a qualidade da tinta ou a diluição? (ou nenhum dos dois, só inabilidade mesmo?)
iurie- Homo Habilis
- Mensagens : 67
Data de inscrição : 24/09/2015
Idade : 40
Localização : Brasilia/DF
Re: Passo a Passo com o Mestre!
iurie escreveu:
As minhas transições acabam ficando um pouco mais bruscas... Será que é a qualidade da tinta ou a diluição? (ou nenhum dos dois, só inabilidade mesmo?)
Provavelmente é a diluição, uma coisa que você pode fazer para fundir essas transições que ficaram bruscas é aplicar uma veladura com uma mescla entre os 2 tons que você aplicou, assim você vai ter um tom intermediário que aplicado nessa divisão vai fazer a fusão dessa transição.
Abraço
Re: Passo a Passo com o Mestre!
excelente dica!!! vou testar!
obrigado!
obrigado!
iurie- Homo Habilis
- Mensagens : 67
Data de inscrição : 24/09/2015
Idade : 40
Localização : Brasilia/DF
Re: Passo a Passo com o Mestre!
Hola
Vamos dando sequência, agora com o couro
Vamos utilizar 4 cores:
Base: uniforme inglês 921
Luzes: base + carne dourada 845
Sombras: rojo cadmio tostado 814 e negro 950
Base: como a cor uniforme inglês tem algo de verde em sua composição imaginei que criaria um contraste interessante com o vermelho:
Luzes: acrescentando carne dourada a base aos poucos, na primeira marco os dois bordos do cinto;
mais um pouco:
Lateral:
sombra: com rojo cadmio tostado em veladuras, no centro do cinto, para criar um efeito de dobra:
Perfilado: com um pouco mais de carne dorada na mescla vamos marcando a borda superior do cinto.
Cortes: com a mesma cor do perfilado vamos dando pequenos cortes no cinto.
Até a próxima etapa
Vamos dando sequência, agora com o couro
Vamos utilizar 4 cores:
Base: uniforme inglês 921
Luzes: base + carne dourada 845
Sombras: rojo cadmio tostado 814 e negro 950
Base: como a cor uniforme inglês tem algo de verde em sua composição imaginei que criaria um contraste interessante com o vermelho:
Luzes: acrescentando carne dourada a base aos poucos, na primeira marco os dois bordos do cinto;
mais um pouco:
Lateral:
sombra: com rojo cadmio tostado em veladuras, no centro do cinto, para criar um efeito de dobra:
Perfilado: com um pouco mais de carne dorada na mescla vamos marcando a borda superior do cinto.
Cortes: com a mesma cor do perfilado vamos dando pequenos cortes no cinto.
Até a próxima etapa
Re: Passo a Passo com o Mestre!
Hola
Faz tempo que andamos parados por aqui
Vamos retomar com a pintura da bota:
Base: sombra tostada 941
Luzes: acrescentando arena marron 876
Sombras: acrescentando preto
Base:
Luzes:
Sombras:
Faz tempo que andamos parados por aqui
Vamos retomar com a pintura da bota:
Base: sombra tostada 941
Luzes: acrescentando arena marron 876
Sombras: acrescentando preto
Base:
Luzes:
Sombras:
Re: Passo a Passo com o Mestre!
A figura está pronta, ficou assim:
Críticas e sugestões serão muito bem vindas
Abraços
Críticas e sugestões serão muito bem vindas
Abraços
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