Passo a Passo com o Mestre!
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Re: Passo a Passo com o Mestre!
Pra busto, 1\16, garage kit é tranquilo... Agora 75mm, 54mm é punk.... Fico fascinado com os olhos q fazem...
Re: Passo a Passo com o Mestre!
Dando sequência ao workshop, vamos passar a pintura do rosto, onde vamos utilizar 3 cores para as luzes e mais 2 para efeitos.
Antes de passar para a pintura, vamos ver as áreas de luz e sombra, para isso vamos utilizar um esquema que fiz com uma figura 75mm.
Base: preto
1ª luz: cinza
2ª luz: vermelho
3ª luz: amarelo
ponto de luz: branco
Sombras:
Base: branco
1ª sombra: amarelo
2ª sombra: vermelho
3ª sombra: preto
Antes de passar para a pintura, vamos ver as áreas de luz e sombra, para isso vamos utilizar um esquema que fiz com uma figura 75mm.
Base: preto
1ª luz: cinza
2ª luz: vermelho
3ª luz: amarelo
ponto de luz: branco
Sombras:
Base: branco
1ª sombra: amarelo
2ª sombra: vermelho
3ª sombra: preto
Re: Passo a Passo com o Mestre!
Agora iniciamos com a pintura
Gosto de intercalar as luzes e sombras, assim consigo preservar as áreas, evitando exceder alguma etapa
Utilizaremos 3 cores para as luzes e sombras e 2 para efeitos.
Base: arena marron 876
Sombras: rojo cadmio tostado 814
luzes: carne base 815
A paleta é montada da seguinte forma:
1ª luz: base + 25% de carne base
2ª luz: base + 50% de carne base
3ª luz: base + 75% de carne base
ponto de luz: carne base
1ª sombra: base + 30% de rojo cadmio tostado
2ª sombra: base + 60% rojo cadmio tostado
3ª sombra: rojo cadmio tostado
As luzes são aplicadas com a tinta com a mesma consistência que utilizamos para uma capa base, enquanto as sombras são aplicadas na forma de veladuras.
Após aplicar a base, inicio pela primeira sombra:
1ª luz:
2ª sombra: bem diluída, na forma de veladura
2ª luz:
Agora deixo para vocês realizarem essas etapas e na sequência já prosseguimos com a 3ª luz e sombra, os pontos de luz e os efeitos.
Já apliquei essas próximas etapas na minha:
Gosto de intercalar as luzes e sombras, assim consigo preservar as áreas, evitando exceder alguma etapa
Utilizaremos 3 cores para as luzes e sombras e 2 para efeitos.
Base: arena marron 876
Sombras: rojo cadmio tostado 814
luzes: carne base 815
A paleta é montada da seguinte forma:
1ª luz: base + 25% de carne base
2ª luz: base + 50% de carne base
3ª luz: base + 75% de carne base
ponto de luz: carne base
1ª sombra: base + 30% de rojo cadmio tostado
2ª sombra: base + 60% rojo cadmio tostado
3ª sombra: rojo cadmio tostado
As luzes são aplicadas com a tinta com a mesma consistência que utilizamos para uma capa base, enquanto as sombras são aplicadas na forma de veladuras.
Após aplicar a base, inicio pela primeira sombra:
1ª luz:
2ª sombra: bem diluída, na forma de veladura
2ª luz:
Agora deixo para vocês realizarem essas etapas e na sequência já prosseguimos com a 3ª luz e sombra, os pontos de luz e os efeitos.
Já apliquei essas próximas etapas na minha:
Re: Passo a Passo com o Mestre!
Ficou muito bom o rosto Fay. Vou começar o meu...
rafael_phy- Neanderthal
- Mensagens : 1560
Data de inscrição : 14/03/2013
Idade : 40
Localização : volta redonda. RJ
Re: Passo a Passo com o Mestre!
Para os amigos que não sabem o que é uma veladura, trata-se de uma tinta bem diluída, quase água suja. Para aplicar a veladura, descarregar bem o pincel em um papel absorvente e com um pouco de carga aplique na figura em um único sentido. Como a veladura tem pouca carga de tinta é necessário aplicar algumas vezes até se obter o efeito desejado.
Se estiver errado me corrija mestre Fay.
Abs
Se estiver errado me corrija mestre Fay.
Abs
rafael_phy- Neanderthal
- Mensagens : 1560
Data de inscrição : 14/03/2013
Idade : 40
Localização : volta redonda. RJ
Re: Passo a Passo com o Mestre!
É isso mesmo Rafa
Vou falar sobre veladuras, fiz um vídeo sobre isso, devo fazer o upload a noite;
Enquanto isso, aí vai um sobre paleta úmida
Vou falar sobre veladuras, fiz um vídeo sobre isso, devo fazer o upload a noite;
Enquanto isso, aí vai um sobre paleta úmida
Última edição por fabricio.fay em Sáb Out 17, 2015 9:23 am, editado 1 vez(es)
Re: Passo a Passo com o Mestre!
fay, o esquema de luzes e sombras ficou muito didático. Parabens
BadHabbitMiniaturas- Homo Habilis
- Mensagens : 239
Data de inscrição : 09/11/2014
Re: Passo a Passo com o Mestre!
Sensacional Fay, os vídeos estão muito bem elaborados, a didática esta excelente e as dicas fenomenais até eu aprendi mais dicas como deixar o papel menor que o pano para poder umedecer.
Para quem ficou com alguma dúvida do pano, é este tipo:
Para quem ficou com alguma dúvida do pano, é este tipo:
Re: Passo a Passo com o Mestre!
ótimos os videos Fay, muito bem explicado.
rafael_phy- Neanderthal
- Mensagens : 1560
Data de inscrição : 14/03/2013
Idade : 40
Localização : volta redonda. RJ
Re: Passo a Passo com o Mestre!
valeu gente
Uma das utilidades da paleta úmida é ter todas as cores que estamos utilizando na figura para retocar e arrumar as partes que acabamos danificando.
Ao contrário do que a maioria pensa, ao longo da pintura cometemos vários erros ou sujamos alguma parte com outras cores, aí retocamos e arrumamos com as cores que estão na paleta.
A pintura vai em erros e retoques, pintando e estragando e repintando, até chegar no resultado final. Nos cursos eu já pintei a figura previamente, assim já tenho claro como vou pintar e onde vão os efeitos e a intensidade, já aconteceu de ter pintado o rosto mais de uma vez, aí na hora flui com facilidade.
abraços
Uma das utilidades da paleta úmida é ter todas as cores que estamos utilizando na figura para retocar e arrumar as partes que acabamos danificando.
Ao contrário do que a maioria pensa, ao longo da pintura cometemos vários erros ou sujamos alguma parte com outras cores, aí retocamos e arrumamos com as cores que estão na paleta.
A pintura vai em erros e retoques, pintando e estragando e repintando, até chegar no resultado final. Nos cursos eu já pintei a figura previamente, assim já tenho claro como vou pintar e onde vão os efeitos e a intensidade, já aconteceu de ter pintado o rosto mais de uma vez, aí na hora flui com facilidade.
abraços
Re: Passo a Passo com o Mestre!
Vou pintar o meu rosto hoje.
Foi realmente muito ilustrativo o uso da palheta úmida e das técnicas com o pincel. Eu já as conhecia e usava, mas acho que so agora com prendi algumas questões claramente.
Obrigado pelas dicas
Foi realmente muito ilustrativo o uso da palheta úmida e das técnicas com o pincel. Eu já as conhecia e usava, mas acho que so agora com prendi algumas questões claramente.
Obrigado pelas dicas
Biazus- Homo Habilis
- Mensagens : 95
Data de inscrição : 20/08/2014
Idade : 45
Re: Passo a Passo com o Mestre!
Hola
Lá vai o próximo passo
3ª Sombra: rojo cadmio puro, na forma de veladuras, aplicado na parte inferior do nariz, na parte superior do côncavo do olho, embaixo do queixo na área de junção com o pescoço, relembrando a figura que utilizei para o esquema de sombras, seriam as áreas marcadas em preto.
3ª luz: base + 75% de carne base, com a tinta mais espessa, com o pincel um pouco mais de ponta, em ângulo quase reto em relação a superfície, para garantir precisão
Nas áreas que no modelo de luz estão pintadas em amarelo.
Ponto de luz: carne base puro, também mais espessa, com o pincel em ângulo mais reto, tocando levemente a área para depositar a tinta, nos pontos marcados em branco no modelo de luz:
Na sequência apliquei um efeito como se fosse de cabelo raspado, mais para criar uma moldura escura para o rosto quando receber o elmo
Com o pincel com a ponta aberta e a tinta bem diluída vou dando leves toques para marcar pontos na área:
É importante que toquemos só com a ponta, evitando que as cerdas dobrem , após aplicamos umas veladuras com arena marron, esse passo não é essencial na figura, fiz apenas para mostrar como pode ser obtido o efeito.
Na sequência podemos corrigir algumas áreas
Como a boca não ficou legal fui corrigir...
Desenhei no centro da boca o lábio inferior:
Após uma primeira luz acresccentando carne base ao rojo cadmio tostado e correções:
É importante notar que fui corrigindo e limpando a pintura, a limpeza é feita utilizando um tom levemente mais escuro na forma de veladura(por exemplo, para limpar a 3ª luz utilizo a 2ª luz).
Agora é com vocês
Lá vai o próximo passo
3ª Sombra: rojo cadmio puro, na forma de veladuras, aplicado na parte inferior do nariz, na parte superior do côncavo do olho, embaixo do queixo na área de junção com o pescoço, relembrando a figura que utilizei para o esquema de sombras, seriam as áreas marcadas em preto.
3ª luz: base + 75% de carne base, com a tinta mais espessa, com o pincel um pouco mais de ponta, em ângulo quase reto em relação a superfície, para garantir precisão
Nas áreas que no modelo de luz estão pintadas em amarelo.
Ponto de luz: carne base puro, também mais espessa, com o pincel em ângulo mais reto, tocando levemente a área para depositar a tinta, nos pontos marcados em branco no modelo de luz:
Na sequência apliquei um efeito como se fosse de cabelo raspado, mais para criar uma moldura escura para o rosto quando receber o elmo
Com o pincel com a ponta aberta e a tinta bem diluída vou dando leves toques para marcar pontos na área:
É importante que toquemos só com a ponta, evitando que as cerdas dobrem , após aplicamos umas veladuras com arena marron, esse passo não é essencial na figura, fiz apenas para mostrar como pode ser obtido o efeito.
Na sequência podemos corrigir algumas áreas
Como a boca não ficou legal fui corrigir...
Desenhei no centro da boca o lábio inferior:
Após uma primeira luz acresccentando carne base ao rojo cadmio tostado e correções:
É importante notar que fui corrigindo e limpando a pintura, a limpeza é feita utilizando um tom levemente mais escuro na forma de veladura(por exemplo, para limpar a 3ª luz utilizo a 2ª luz).
Agora é com vocês
Re: Passo a Passo com o Mestre!
Hola Fay!!
Sempre uma aula espetacular em todos os sentidos, sigo acompanhando.....
Parabéns e bom curso a todos!!
Alaerte
Sempre uma aula espetacular em todos os sentidos, sigo acompanhando.....
Parabéns e bom curso a todos!!
Alaerte
Alaerte- Homo Habilis
- Mensagens : 87
Data de inscrição : 28/03/2013
Re: Passo a Passo com o Mestre!
Segue uma foto da paleta, da direita para a esquerda, 3ª sombra, 2ª sombra, 1ª sombra, base, 1ª luz, 2ª luz, 3ª luz, o ponto de luz é a cor que está embaixo da 2ª e 3ª luz:
No fim de semana iniciamos os metais
Abraços
No fim de semana iniciamos os metais
Abraços
Re: Passo a Passo com o Mestre!
Hola
Fiz mais um vídeo sobre utilização do pincel, mais especificamente sobre a direção das pincelada e concentração do pigmento:
Abraços
Fiz mais um vídeo sobre utilização do pincel, mais especificamente sobre a direção das pincelada e concentração do pigmento:
Abraços
Re: Passo a Passo com o Mestre!
Hola
Agora chegamos no momento dos tons.
Esta fase tem por finalidade fundir e unificar a face, além de aportar maior riqueza cromática ao rosto.
A cor utilizada foi o rojo mate 957 da Vallejo, aplicado na forma de veladuras, com pouco pigmento, deixando apenas um véu ou filtro bem transparente, o ideal é que na primeira aplicação não se note nenhuma alteração, ou muito pouca, e se necessário aplicamos novamente após a área já ter secado.
Ficou assim:
Esses pontos pretos são do elmo, não entendi como a tinta soltou e acabou na cabeça
Aguardo as fotos de vocês para que possamos ir para o próximo passo que será das partes metálicas
Abraços
Agora chegamos no momento dos tons.
Esta fase tem por finalidade fundir e unificar a face, além de aportar maior riqueza cromática ao rosto.
A cor utilizada foi o rojo mate 957 da Vallejo, aplicado na forma de veladuras, com pouco pigmento, deixando apenas um véu ou filtro bem transparente, o ideal é que na primeira aplicação não se note nenhuma alteração, ou muito pouca, e se necessário aplicamos novamente após a área já ter secado.
Ficou assim:
Esses pontos pretos são do elmo, não entendi como a tinta soltou e acabou na cabeça
Aguardo as fotos de vocês para que possamos ir para o próximo passo que será das partes metálicas
Abraços
Re: Passo a Passo com o Mestre!
Estou absolutamente entusiasmado com as aulas! Obrigado por compartilhar, com extrema riqueza de detalhes, suas técnicas.
Abraço.
Abraço.
Edson-BSB- Homo Habilis
- Mensagens : 13
Data de inscrição : 20/09/2014
Idade : 55
Localização : Brasília/DF
Re: Passo a Passo com o Mestre!
Opa.
Só uma dúvida quanto à totalizar com a veladuras.
Em quais regiões aplicar.
Pois tenho receio de passar este tô sobre as luzes.
Talvez errei na diluição mas numa figura tentei velar para fundir e acabei matando todos os contrastes.
Abraço
Só uma dúvida quanto à totalizar com a veladuras.
Em quais regiões aplicar.
Pois tenho receio de passar este tô sobre as luzes.
Talvez errei na diluição mas numa figura tentei velar para fundir e acabei matando todos os contrastes.
Abraço
Biazus- Homo Habilis
- Mensagens : 95
Data de inscrição : 20/08/2014
Idade : 45
Re: Passo a Passo com o Mestre!
Valeu EdsonEdson-BSB escreveu:Estou absolutamente entusiasmado com as aulas! Obrigado por compartilhar, com extrema riqueza de detalhes, suas técnicas.
Abraço.
A ideia é trazer o pessoal para pintar e compartilhar suas experiências, isso ajuda na evolução de todos e traz mais adeptos para nossa arte.
Vai colocando teus trabalhos por aqui para gente conhecer.
Abração
Re: Passo a Passo com o Mestre!
Biazus, a ideia é aplicar pegando na área das bochechas(entre a luz e a sombra) e na ponta do nariz e parte baixa das aletas laterais, na forma da foto abaixo:Biazus escreveu:Opa.
Só uma dúvida quanto à totalizar com a veladuras.
Em quais regiões aplicar.
Pois tenho receio de passar este tô sobre as luzes.
Talvez errei na diluição mas numa figura tentei velar para fundir e acabei matando todos os contrastes.
Abraço
Mas como eu disse, não é obrigatório, a cada figura podemos ir tentando avançar mais um pouco, a ideia é pegar os conceitos e ir praticando e avançando, pois a melhor figura é a próxima
Abração
Re: Passo a Passo com o Mestre!
Vamos passar aos metais
Utilizei 2 métodos de pintura para os metais, para o elmo utilizei o aerógrafo, e para a couraça com o pincel.
Fiz dessa forma por saber que nem todos utilizam aerógrafo e porque o método mais tradicional seria com pincel.
A parte de aerografia fiz em vídeos:
Já passaremos a do pincel
Utilizei 2 métodos de pintura para os metais, para o elmo utilizei o aerógrafo, e para a couraça com o pincel.
Fiz dessa forma por saber que nem todos utilizam aerógrafo e porque o método mais tradicional seria com pincel.
A parte de aerografia fiz em vídeos:
Já passaremos a do pincel
Re: Passo a Passo com o Mestre!
Agora a parte da couraça
Um cuidado que sempre devemos ter quando pintamos superfícies metálicas e em relação a diluição da tinta, devemos cuidar para não exceder, pois o pigmento metálico se separa com muita facilidade, deixando aquele efeito de purpurina, de vários pontinhos brilhando na superfície
A diluição das tintas metálicas é com muito pouca água, algo em torno de 10 a 20%, cuidando para não termos muita água no pincel.
Cuidados que devemos ter:
1. não utilizar a mesma água que limpamos o pincel com as tintas metálicas para tintas não metálicas;
2. Não utilizar o mesmo pincel para metálicas e não metálicas, pois sempre tem o risco de ficar um pouco de pigmento metálico nas cerdas e que irá se soltar onde não deve
Base: negro mate + heavymetal(SC)
Luz: base + heavy metal
Sombras: veladuras com ink negro(Andrea)
Base:
1ª luz:Não chego a medir proporções, vou colocando a cor de iluminação aos poucos, em umas 3 ou 4 subidas:
2ª luz: aqui me excedi e acabei aplicando muita tinta no meio da armadura, pois queria deixar mais marcado, depois acabou dando bastante trabalho para consertar/fundir
3ª luz: marquei um triângulo de luz no centro da couraça, deixando mais marcado o vinco.
Agora iniciamos com as sombras, aplicadas com veladuras com preto, em veladuras, da mesma forma que fiz no 4º vídeo, em várias passadas, aguardando secar entre cada aplicação, as sombras podem ser construídas com uma só cor, em várias passadas, reduzindo cada vez mais a área de aplicação:
Na sequência passo a veladuras com outros tons, para tirar um pouco do brilho e deixar a pintura mais interessante. Apliquei veladuras com púrpura, bem diluído, que deixa um efeito de oxidação muito sutil e interessante no metal:
Após aplicamos umas luzes extremas, onde inclusive utilizamos tintas não metálicas, nesse caso o gris plata e branco, criando pequenos cortes e desgastes, pontenado com o pincel
Na sequência vamos trabalhar mais algumas sombras e efeitos
Um cuidado que sempre devemos ter quando pintamos superfícies metálicas e em relação a diluição da tinta, devemos cuidar para não exceder, pois o pigmento metálico se separa com muita facilidade, deixando aquele efeito de purpurina, de vários pontinhos brilhando na superfície
A diluição das tintas metálicas é com muito pouca água, algo em torno de 10 a 20%, cuidando para não termos muita água no pincel.
Cuidados que devemos ter:
1. não utilizar a mesma água que limpamos o pincel com as tintas metálicas para tintas não metálicas;
2. Não utilizar o mesmo pincel para metálicas e não metálicas, pois sempre tem o risco de ficar um pouco de pigmento metálico nas cerdas e que irá se soltar onde não deve
Base: negro mate + heavymetal(SC)
Luz: base + heavy metal
Sombras: veladuras com ink negro(Andrea)
Base:
1ª luz:Não chego a medir proporções, vou colocando a cor de iluminação aos poucos, em umas 3 ou 4 subidas:
2ª luz: aqui me excedi e acabei aplicando muita tinta no meio da armadura, pois queria deixar mais marcado, depois acabou dando bastante trabalho para consertar/fundir
3ª luz: marquei um triângulo de luz no centro da couraça, deixando mais marcado o vinco.
Agora iniciamos com as sombras, aplicadas com veladuras com preto, em veladuras, da mesma forma que fiz no 4º vídeo, em várias passadas, aguardando secar entre cada aplicação, as sombras podem ser construídas com uma só cor, em várias passadas, reduzindo cada vez mais a área de aplicação:
Na sequência passo a veladuras com outros tons, para tirar um pouco do brilho e deixar a pintura mais interessante. Apliquei veladuras com púrpura, bem diluído, que deixa um efeito de oxidação muito sutil e interessante no metal:
Após aplicamos umas luzes extremas, onde inclusive utilizamos tintas não metálicas, nesse caso o gris plata e branco, criando pequenos cortes e desgastes, pontenado com o pincel
Na sequência vamos trabalhar mais algumas sombras e efeitos
Re: Passo a Passo com o Mestre!
Muito bom mestre Fay, esse Fds vou fazer mina armadura também.
Cade o resto do pessoal do workshop???
Cade o resto do pessoal do workshop???
rafael_phy- Neanderthal
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Localização : volta redonda. RJ
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