Modelismo Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Saxon Warrior - 54 mm (TERMINADO PG 16)

+11
RamonTorres
dantinhobellini
degoj
fabricio.fay
Filipe
Barsa
maxag
leandro pereira
AleNascimento
rafael_phy
roddox_df
15 participantes

Página 3 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para baixo

Saxon Warrior - 54 mm  (TERMINADO PG 16) - Página 3 Empty Re: Saxon Warrior - 54 mm (TERMINADO PG 16)

Mensagem por AleNascimento Dom Jun 02, 2013 7:02 pm

Vamos lá Rodrigo.
Eu faço todas as misturas de uma vez, sempre usando um esquema parecido com o do Fabricio, faço assim:
Cor base - Arena Marrom (4 gotas de tinta e 3 de agua)
1ª Sombra - Arena Marrom e Rojo Cadmio Tostado (3 de arena e 1 de rojo e de aguas)
2ª Sombra - Arena Marrom e Rojo Cadmio Tostado ( 2 gotas de cada e 3 de agua)
3º Sombra - Rojo Cadmio Tostado e Azul Oxford (3 de rojo e 1 de azul e 3 de agua)
1ª Luz - Arena Marrom e Carne Base (3 de arena e 1 de carne e 3 de agua)
2º Luz - Arena Marrom e Carne Base ( 2 gotas de cada e 3 de agua)
3º Luz - Arena Marrom e Carne Base (1 de arena e 3 de carne e 3 de agua)

Mas lembrando que sou de SP aqui o clima é mais ameno, não seca não, agora já ai em Brasília deve secar mais rápido.

Sobre fazer sombras ou luz primeiro fica a gosto do modelista o Julio faz a luz primeiro mas eu prefiro começar pela sombra, sombra e luz e assim por diante.

Sobre os olhos para mim é a parte mais difícil, tenta escolher uma cor que harmonize com a figura, para o branco dos olhos eu uso a carne base pura e para os olhos uso um azul ou verde escuro, quando colocar alguma cor muito forte fica muito artificial, mas os que fez ficaram bom o segredo é fazer uma pintinha branca nas pontas dele, mas respeitando um regra, se colocar essa pintinha no canto esquerdo de um olho tem que colocar no esquerdo do outro, vc vai ver já da outra vida aos olhos essas pintinhas.
AleNascimento
AleNascimento
Neanderthal
Neanderthal

Mensagens : 1963
Data de inscrição : 09/03/2013
Idade : 46
Localização : São Paulo

https://modelismobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Saxon Warrior - 54 mm  (TERMINADO PG 16) - Página 3 Empty Re: Saxon Warrior - 54 mm (TERMINADO PG 16)

Mensagem por AleNascimento Dom Jun 02, 2013 7:06 pm

Suas sombras não estão erradas, geralmente (nas figuras de postura mais comum como a sua) eu aplico as sombras nas pálpebras, entre os olhos, na testa, dentro das orelhas, abaixo das orelhas esticando até o pescoço e descendo das bochechas até o queixo, as luzes ficam mais nas maçãs do rosto, na ponta do queixo e na orelha se estas estiverem descobertas.

Mas isso é outra coisa que não existe uma regra, no livro do Julio Cabos ele da uma dica de colocar a figura contra a luz e assim observar os pontos a serem iluminados.
AleNascimento
AleNascimento
Neanderthal
Neanderthal

Mensagens : 1963
Data de inscrição : 09/03/2013
Idade : 46
Localização : São Paulo

https://modelismobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Saxon Warrior - 54 mm  (TERMINADO PG 16) - Página 3 Empty Re: Saxon Warrior - 54 mm (TERMINADO PG 16)

Mensagem por fabricio.fay Dom Jun 02, 2013 7:09 pm

Hola Rodrigo cheers

Para primeira está excelente, você está colocando as luzes e sombras nos lugares certos, falta só ir acertando as transições e o contraste, e isso vem com a prática.

Você pode fazer todas as mesclas numa embalagem de remédio, só tem que fazer uma quantidade um pouco maior, se colocar muito pouco seca mesmo. Depois de pintar você pode guardar na geladeira, num saquinho ziploc vai durar bastante tempo. Se o clima estiver muito seco pode colocar uma pontinha deretardante, mas antes de colocar verifique as instruções para não colocar demais.

Não desanima que esta indo muito bem cheers


Abraço cheers
fabricio.fay
fabricio.fay
Neanderthal
Neanderthal

Mensagens : 1165
Data de inscrição : 10/03/2013
Idade : 51
Localização : Porto Alegre

http://losfigureros.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Saxon Warrior - 54 mm  (TERMINADO PG 16) - Página 3 Empty Re: Saxon Warrior - 54 mm (TERMINADO PG 16)

Mensagem por rafael_phy Dom Jun 02, 2013 7:51 pm

Rodrigo também acho que para a primeira figura esta indo no caminho certo!

Se lhe mostrar minhas primeiras figuras(sim, eu tenho elas guardadas aqui!) você vai rir da minha cara. rs
Não fique frustrado com a primeira, a medida que vai pegando intimidade com as figuras os resultados vão ficando cada vez melhores!!



Esse esquema é de um livro bem antigo do Shepard payne que tenho aqui, não sei se te ajuda, mas acredito que facilite a entender um pouco mais sobre onde e em que sequência fazer luzes e sombras.

Para os olhos tenta esse esquema, é o que eu uso, pode ser que te sirva também, lógico que os detalhes se tornam um pouco menos necessários em 54mm, a medida que pegar mais intimidade comece a tentar faze-los.

rafael_phy
rafael_phy
Neanderthal
Neanderthal

Mensagens : 1560
Data de inscrição : 14/03/2013
Idade : 40
Localização : volta redonda. RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Saxon Warrior - 54 mm  (TERMINADO PG 16) - Página 3 Empty Re: Saxon Warrior - 54 mm (TERMINADO PG 16)

Mensagem por Filipe Dom Jun 02, 2013 8:48 pm

Eu tenho fotos das primeiras figuras que TIVE CORAGEM DE MOSTRAR A PUBLICO...numa convenção da ASP no longiquo ano de 2006.

Se eu tenho vergonha DESSAS, hoje, imagina das primeiras mesmo.

Tá otimo, manda bala!
Filipe
Filipe
Homo Habilis
Homo Habilis

Mensagens : 123
Data de inscrição : 07/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Saxon Warrior - 54 mm  (TERMINADO PG 16) - Página 3 Empty Re: Saxon Warrior - 54 mm (TERMINADO PG 16)

Mensagem por AleNascimento Dom Jun 02, 2013 8:51 pm

Viu Rodrigo, assim como vc todos nós começamos assim o tempo e a prática vai proporcionar grandes pinturas e figuras para vc.

Abraços
AleNascimento
AleNascimento
Neanderthal
Neanderthal

Mensagens : 1963
Data de inscrição : 09/03/2013
Idade : 46
Localização : São Paulo

https://modelismobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Saxon Warrior - 54 mm  (TERMINADO PG 16) - Página 3 Empty Re: Saxon Warrior - 54 mm (TERMINADO PG 16)

Mensagem por leandro pereira Dom Jun 02, 2013 9:01 pm

Rodrigo, não ví o motivo para desespero, acho que tá bem legal. Vc ainda vai se acostumar com as figuras. O jeitão de pintar é um pouco diferente. Como todos os colegas aí em cima tbém tive minhas primeiras figuras e eram horríveis.
Tenho algumas bem recentes que já pensei em jogar no thiner pra pintar novamente.
O esquema do Rafael tá bem legal. Mas pra melhorar os olhos de zumbí observe que a íris dos olhos não aparecem redondas em um olhar normal.
A palpebra superior corta um pouquinho da paree de cima dela.
Abcao
leandro pereira
leandro pereira
Neanderthal
Neanderthal

Mensagens : 1335
Data de inscrição : 11/03/2013
Idade : 50

http://drleandropereira.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Saxon Warrior - 54 mm  (TERMINADO PG 16) - Página 3 Empty Re: Saxon Warrior - 54 mm (TERMINADO PG 16)

Mensagem por leandro pereira Dom Jun 02, 2013 9:05 pm

Saxon Warrior - 54 mm  (TERMINADO PG 16) - Página 3 572fd4064dcd1181737cb99f1961127d_zps6f4b00a5
leandro pereira
leandro pereira
Neanderthal
Neanderthal

Mensagens : 1335
Data de inscrição : 11/03/2013
Idade : 50

http://drleandropereira.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Saxon Warrior - 54 mm  (TERMINADO PG 16) - Página 3 Empty Re: Saxon Warrior - 54 mm (TERMINADO PG 16)

Mensagem por Barsa Dom Jun 02, 2013 9:18 pm

Caaaaaaaaaaallllmaaaaaaaaaaaaa!!!! bounce

Deixa eu te fazer uma pergunta: O seu primeiro tanque sai nos "trinques"?
Aquela camada de zimerite deixou o tanquista alemão com inveja? Não?? affraid
Então, com as figura é assim. Ao meu ver, os cursos que os "bã-bã-bãs" das figuras oferecem é voltado para quem já tem alguma prática das técnicas de pintura. E convenhamos: pintar uma peça plana de um blindado é bem diferente de pintar um rosto, não é não?! Mas não desanime mesmo, te garanto de pés juntos, que a próxima figura é sempre melhor que a última. Procure figuras mais simples de pintar, sem muitos detalhes que requerem luzes e sombras. O rosto será consequência da pintura de muita farda, escudo, capa & espada. Só tem um remedio para seu desanimo: pintar, pintar e pintar. E acima de tudo levar o hobby como LAZER!!! sem estresse.
E para te dar uma "força" deixo aqui minha primeira figura que eu pintei, comprada do tio Beto a 15 anos passados:
Saxon Warrior - 54 mm  (TERMINADO PG 16) - Página 3 DSC08607
Olhos de zumbi, brilhante, com o esquema de cores trocados e "graminha" de orégano moido!! Very Happy Very Happy

Vai em frente, e fica por aqui pra rapaziada ir dando pitacos e mais pitacos.
Forte abraço, Bärsa.
Barsa
Barsa
Neanderthal
Neanderthal

Mensagens : 1200
Data de inscrição : 12/03/2013
Idade : 65
Localização : Santos, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Saxon Warrior - 54 mm  (TERMINADO PG 16) - Página 3 Empty Re: Saxon Warrior - 54 mm (TERMINADO PG 16)

Mensagem por AleNascimento Dom Jun 02, 2013 9:26 pm

A minha primeira foi essa, o terreno feito com areia e tipo uns sprues para fazer o mato... huahauhuaha muito tosco.
Olha que show a luz, sombra e sujeira no escudo...

Saxon Warrior - 54 mm  (TERMINADO PG 16) - Página 3 28-08-2011-02

Não pode perder o foco!
AleNascimento
AleNascimento
Neanderthal
Neanderthal

Mensagens : 1963
Data de inscrição : 09/03/2013
Idade : 46
Localização : São Paulo

https://modelismobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Saxon Warrior - 54 mm  (TERMINADO PG 16) - Página 3 Empty Re: Saxon Warrior - 54 mm (TERMINADO PG 16)

Mensagem por Barsa Dom Jun 02, 2013 9:31 pm


É o que digo: figura feia não tem Mestre espanhol que de jeito!!
Pô Alê, essa era a última da banquinha da pulga? KKKKKKKKKKKKK
Barsa
Barsa
Neanderthal
Neanderthal

Mensagens : 1200
Data de inscrição : 12/03/2013
Idade : 65
Localização : Santos, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Saxon Warrior - 54 mm  (TERMINADO PG 16) - Página 3 Empty Re: Saxon Warrior - 54 mm (TERMINADO PG 16)

Mensagem por AleNascimento Dom Jun 02, 2013 9:32 pm

kkkk Quase isso Barsa... mas ela tem uma vantagem enorme sobre as outras, não tem pele para pintar...rs
AleNascimento
AleNascimento
Neanderthal
Neanderthal

Mensagens : 1963
Data de inscrição : 09/03/2013
Idade : 46
Localização : São Paulo

https://modelismobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Saxon Warrior - 54 mm  (TERMINADO PG 16) - Página 3 Empty Re: Saxon Warrior - 54 mm (TERMINADO PG 16)

Mensagem por Barsa Dom Jun 02, 2013 9:40 pm

Isso, isso, isso. No começo gostava de pintar medieval e com a "tampa" do elmo fechada. kkkkkkkkkkk
Barsa
Barsa
Neanderthal
Neanderthal

Mensagens : 1200
Data de inscrição : 12/03/2013
Idade : 65
Localização : Santos, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Saxon Warrior - 54 mm  (TERMINADO PG 16) - Página 3 Empty Re: Saxon Warrior - 54 mm (TERMINADO PG 16)

Mensagem por rafael_phy Seg Jun 03, 2013 5:42 am

Para não dizer que estou mentindo!!!

Saxon Warrior - 54 mm  (TERMINADO PG 16) - Página 3 Russia23_zps2e20f29d

não há qualquer efeito de sombra luz, o rosto era tinta cor de pele tamyia e pronto e olha que nessa época eu achava que eu tava pintando bem pra caramba...rsrsrsrsrsrs, tem outras muito piores que nem registrei.
rafael_phy
rafael_phy
Neanderthal
Neanderthal

Mensagens : 1560
Data de inscrição : 14/03/2013
Idade : 40
Localização : volta redonda. RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Saxon Warrior - 54 mm  (TERMINADO PG 16) - Página 3 Empty Re: Saxon Warrior - 54 mm (TERMINADO PG 16)

Mensagem por roddox_df Seg Jun 03, 2013 8:21 am

Amigos...

Muito Obrigado pela força! Depois dessa força de animo vou continuar...

Mais em um dos momentos de furia eu passei alcool no rosto e vou começar tudo novamente, vou seguir as dicas do Ale com relação as camadas e diluição!

Vamos que vamos né!

Vou recomeçar de novo e vou encher a paciência de todos...

OBRIGADO A TODOS!
roddox_df
roddox_df
Homo Erectus
Homo Erectus

Mensagens : 832
Data de inscrição : 12/03/2013
Idade : 44
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Saxon Warrior - 54 mm  (TERMINADO PG 16) - Página 3 Empty Re: Saxon Warrior - 54 mm (TERMINADO PG 16)

Mensagem por Barsa Seg Jun 03, 2013 8:22 am

Tintas Tamiya... esse é outro capítulo a parte! Eu achava que era o supra sumo das tintas para modelismo... (assim como os kit's) kkkkkkkkkk
Barsa
Barsa
Neanderthal
Neanderthal

Mensagens : 1200
Data de inscrição : 12/03/2013
Idade : 65
Localização : Santos, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Saxon Warrior - 54 mm  (TERMINADO PG 16) - Página 3 Empty Re: Saxon Warrior - 54 mm (TERMINADO PG 16)

Mensagem por Barsa Seg Jun 03, 2013 8:23 am


É isso aí, Roddox, manda ver... cheers
Barsa
Barsa
Neanderthal
Neanderthal

Mensagens : 1200
Data de inscrição : 12/03/2013
Idade : 65
Localização : Santos, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Saxon Warrior - 54 mm  (TERMINADO PG 16) - Página 3 Empty Re: Saxon Warrior - 54 mm (TERMINADO PG 16)

Mensagem por rafael_phy Seg Jun 03, 2013 12:08 pm

Barsa acho q todo mundo ja pensou isso da tamyia...rs
rafael_phy
rafael_phy
Neanderthal
Neanderthal

Mensagens : 1560
Data de inscrição : 14/03/2013
Idade : 40
Localização : volta redonda. RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Saxon Warrior - 54 mm  (TERMINADO PG 16) - Página 3 Empty Re: Saxon Warrior - 54 mm (TERMINADO PG 16)

Mensagem por Barsa Seg Jun 03, 2013 5:20 pm

rafael_phy escreveu:Barsa acho q todo mundo ja pensou isso da tamyia...rs

Laughing Laughing Laughing Laughing

Isso sem falar dos set's de soldado alemão.

Saxon Warrior - 54 mm  (TERMINADO PG 16) - Página 3 Images?q=tbn:ANd9GcRIYWGaLXO9uSCmmXRPqx9OSNgFdv5a_whTDS85uU_WgTbSth8s

Saxon Warrior - 54 mm  (TERMINADO PG 16) - Página 3 -wehrmacht-mounted-infantry-set-tamiya-1359816520_04503_m

Saxon Warrior - 54 mm  (TERMINADO PG 16) - Página 3 86944825-260x260-0-0_Tamiya+America+German+Infantry+Set+French+Campaign

Saxon Warrior - 54 mm  (TERMINADO PG 16) - Página 3 Images?q=tbn:ANd9GcSh6NcyLhiVTy0-yHCHAUogspVS0ltefUp628Hq7tDIUkAMXBDV

Lembra desses?

Saxon Warrior - 54 mm  (TERMINADO PG 16) - Página 3 SetWidth579-tamiya-579
Barsa
Barsa
Neanderthal
Neanderthal

Mensagens : 1200
Data de inscrição : 12/03/2013
Idade : 65
Localização : Santos, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Saxon Warrior - 54 mm  (TERMINADO PG 16) - Página 3 Empty Re: Saxon Warrior - 54 mm (TERMINADO PG 16)

Mensagem por rafael_phy Seg Jun 03, 2013 8:09 pm

essas foram as primeiras figuras que estraguei...kkkkkkkkkkkk
quase morri de emoção quando abri a caixa e me deparei com o "super detalhamento" das figuras...
bons tempos
rafael_phy
rafael_phy
Neanderthal
Neanderthal

Mensagens : 1560
Data de inscrição : 14/03/2013
Idade : 40
Localização : volta redonda. RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Saxon Warrior - 54 mm  (TERMINADO PG 16) - Página 3 Empty Re: Saxon Warrior - 54 mm (TERMINADO PG 16)

Mensagem por degoj Seg Jun 03, 2013 8:38 pm

Começamos juntos e o processo de pintar com outra pessoa é bem motivante e a parte que ele comentou da perna ficou excelente, pena que no final do dia caiu e quebrou, minha culpa. Vamos marcar novamente Rodrigo.
Grande Abraço
André de Paula
degoj
degoj
Homo Habilis
Homo Habilis

Mensagens : 312
Data de inscrição : 12/03/2013
Idade : 45
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Saxon Warrior - 54 mm  (TERMINADO PG 16) - Página 3 Empty Re: Saxon Warrior - 54 mm (TERMINADO PG 16)

Mensagem por roddox_df Ter Jun 04, 2013 8:32 am

degoj escreveu:Começamos juntos e o processo de pintar com outra pessoa é bem motivante e a parte que ele comentou da perna ficou excelente, pena que no final do dia caiu e quebrou, minha culpa. Vamos marcar novamente Rodrigo.
Grande Abraço
André de Paula

Fala Andrezão... Velho foi ótimo o encontro! Temos que marcar mais vezes... O esquema da perna ja esta resolvido não tem culpa de nada relax!

So me ligar que marcamos!

Abraços
roddox_df
roddox_df
Homo Erectus
Homo Erectus

Mensagens : 832
Data de inscrição : 12/03/2013
Idade : 44
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Saxon Warrior - 54 mm  (TERMINADO PG 16) - Página 3 Empty Re: Saxon Warrior - 54 mm (TERMINADO PG 16)

Mensagem por roddox_df Ter Jun 04, 2013 8:40 am

Galera, seguinte...

Ontem tentei novamente pegar no rosto do saxão, e começar pelas sombras, no inicio pareceu mais facil, pórem depois fiquei perdido em que local colocar as luzes então o resultado ficou pior...

Mais eu fiquei prestando atenção na minha forma de pintar e surgiu algumas duvidas:

- É normal parecer que estamos trabalhando as escuras, explico... Depois de aplicada a base e fazer a 1 luz, vc vai pintando e nada vai acontecendo... Então nesse caso a agonia aumenta e vou pintando, pintando... O correto é esperar secar e ver como ficou?

- existe algum exercicio para aprender a fazer a transição? Tipo sei que isso é com pratica e tempo, mais por exemplo eu posso pegar um aerografo e ficar brincando com ele no papel ou em um plastcard...

Valeu!
roddox_df
roddox_df
Homo Erectus
Homo Erectus

Mensagens : 832
Data de inscrição : 12/03/2013
Idade : 44
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Saxon Warrior - 54 mm  (TERMINADO PG 16) - Página 3 Empty Re: Saxon Warrior - 54 mm (TERMINADO PG 16)

Mensagem por dantinhobellini Ter Jun 04, 2013 8:50 am

E ai cara, blz?

Nesse esquema de luz e sobra o complicado pra mim é a transição, ou o meio tom.

O que estou fazendo e obtendo um certo resultado positivo, é o uso de um terceiro tom, da mesma forma que o Maestro Julio usou.

Uma baita jogada é por exemplo a luz, aplicar mais de uma vez a primeira luz, ate começar a perceber que esta tendo alguma mudança, pra só depois aplicar a segunda luz, e essa em uma zona menor que a primeira, "mais focada". E assim pras sombras também.

Pros meio tons, que no caso o maestro misturou vermelho nas sombras, como no teu caso é um saxão o negócio é partir pra tons mais frios, numa dessas colocando um pouco de violeta nas sombras pra fazer os meio tons.

Como base ao invés de usar as cores quentes que usamos no curso também sugiro partir pra tonas mais claros......

No mais acho que só aumentei a confusão, mas acho que isso vai te ajudar um pouco....

Abraços e boa pintura!!
dantinhobellini
dantinhobellini
Homo Habilis
Homo Habilis

Mensagens : 26
Data de inscrição : 27/05/2013
Idade : 45
Localização : Caxias do Sul - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Saxon Warrior - 54 mm  (TERMINADO PG 16) - Página 3 Empty Re: Saxon Warrior - 54 mm (TERMINADO PG 16)

Mensagem por roddox_df Ter Jun 04, 2013 8:56 am

dantinhobellini escreveu:E ai cara, blz?

Nesse esquema de luz e sobra o complicado pra mim é a transição, ou o meio tom.

O que estou fazendo e obtendo um certo resultado positivo, é o uso de um terceiro tom, da mesma forma que o Maestro Julio usou.

Uma baita jogada é por exemplo a luz, aplicar mais de uma vez a primeira luz, ate começar a perceber que esta tendo alguma mudança, pra só depois aplicar a segunda luz, e essa em uma zona menor que a primeira, "mais focada". E assim pras sombras também.

Pros meio tons, que no caso o maestro misturou vermelho nas sombras, como no teu caso é um saxão o negócio é partir pra tons mais frios, numa dessas colocando um pouco de violeta nas sombras pra fazer os meio tons.

Como base ao invés de usar as cores quentes que usamos no curso também sugiro partir pra tonas mais claros......

No mais acho que só aumentei a confusão, mas acho que isso vai te ajudar um pouco....

Abraços e boa pintura!!


Caramba Danti o que já estava complicado piorou! rsrsr

Mais então entre assas passadas de 1 luz, o correto e esperar secar ou vou pintando, pintando?

E esse terceiro tom seria as veladuras que o Julio falou?
roddox_df
roddox_df
Homo Erectus
Homo Erectus

Mensagens : 832
Data de inscrição : 12/03/2013
Idade : 44
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Saxon Warrior - 54 mm  (TERMINADO PG 16) - Página 3 Empty Re: Saxon Warrior - 54 mm (TERMINADO PG 16)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos