Modelismo Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sombras e Luzes

+3
AleNascimento
roddox_df
Foks
7 participantes

Ir para baixo

Sombras e Luzes Empty Sombras e Luzes

Mensagem por Foks Seg Dez 23, 2013 7:16 am

Fala pessoal!

Eu estou querendo começar a pintar figuras e estou vendo vários vídeos, lendo sobre técnicas etc.

Mas a questão de sombras e luzes está me intrigando...

Sombra e luz é algo relativo a luminosidade e incidência de luz...ou seja, quando eu pinto a figura, eu devo determinar de onde está vindo a luz?

Estou vendo as pinturas no Youtube e o pessoal sai colocando sombra e luz na figura toda...

É isso mesmo ou estou a técnica possui outra finalidade?

Abraço!
Foks
Foks
Homo Habilis
Homo Habilis

Mensagens : 193
Data de inscrição : 26/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Sombras e Luzes Empty Re: Sombras e Luzes

Mensagem por roddox_df Seg Dez 23, 2013 7:32 am

Foks,

É bom ver que você esta interessado em pintar figuras, eu digo por experiência própria...Larguei os tanques e aviões e hoje estou tentando aprender a pintar figuras...

tem um artigo que me ajudou muito sobre a teoria de Luz e Sombra. Esta em inglês mais é bem tranquilo!

http://massivevoodoo.blogspot.com.br/2009/12/tutorial-light-and-shadow.html

espero que lhe ajude

Abraços
roddox_df
roddox_df
Homo Erectus
Homo Erectus

Mensagens : 832
Data de inscrição : 12/03/2013
Idade : 44
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Sombras e Luzes Empty Re: Sombras e Luzes

Mensagem por Foks Seg Dez 23, 2013 7:58 am

Valeu Roddox!

Então...porque pintar luzes e sombras? Afinal, ainda que eu determine a direção da luz na minha figura, ela não será mostrada assim, ou seja, eu pinto pensando em algo, mas a luz do ambiente estragará o efeito.

Novamente, é o que acontece no modelismo em geral...

Logo, acredito que a técnica deve ser usada para mostrar desgaste e, em termos modelísticos, realçar volumes em pequenos objetos.

Correto?
Foks
Foks
Homo Habilis
Homo Habilis

Mensagens : 193
Data de inscrição : 26/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Sombras e Luzes Empty Re: Sombras e Luzes

Mensagem por AleNascimento Seg Dez 23, 2013 9:12 am

Então Foks sobre luzes e sombras é o seguinte, você "cria" uma direção da iluminação, eu costumo usar a cenital, ou seja, uma luz centralizada sobre a cabeça da figura, sendo assim as partes altas da figura recebe luz e as baixas sombras.
Essa é uma questão de você focar uma iluminação na figura, você pode escolher outras direções ai fica a sua escolha.
Pintar a figura toda com uma só cor não fica legal por mais que você pense, "ah depende do ponto de vista de quem estiver olhando".

Acho que me enrolei né...rs
Não sei se consegui explicar mas se ficou com dúvidas é só dizer que vamos tentando te ajudar.
AleNascimento
AleNascimento
Neanderthal
Neanderthal

Mensagens : 1963
Data de inscrição : 09/03/2013
Idade : 46
Localização : São Paulo

https://modelismobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Sombras e Luzes Empty Re: Sombras e Luzes

Mensagem por Fábio Dytz Seg Dez 23, 2013 9:24 am

O Fabrício deu uma explicação no tópico do MnM bem interessante...se eu entendi correto o jogo de sombras e luzes serviria para ajudar a colocar as cores da figura na escala. Tem uma lógica nisso. Só acho que quanto maior a figura menor deveria ser o jogo de sombras e luzes. Estou pintando figuras 1/72 agora e, pelo menos nessa escala, esse efeito é necessário para dar volumes, contrastes e vida à figura.
Fábio Dytz
Fábio Dytz
Neanderthal
Neanderthal

Mensagens : 1104
Data de inscrição : 10/03/2013
Idade : 60
Localização : Fortaleza da Asgard - Rio de Janeiro

http://www.asgard-rio.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Sombras e Luzes Empty Re: Sombras e Luzes

Mensagem por AleNascimento Seg Dez 23, 2013 9:38 am

Sim Fábio as luzes e sombras ajudam a dar volume na figura, se não ela fica "chapada" e fica parecendo um brinquedo.
Quanto menor a escala você usa maiores contrastes, quanto maior a escala você usa menores contrastes, ou seja, em uma figura 1/72 de repente você usa a cor base e duas sombras e duas luzes, já em uma figura 120mm você vai usar quatro ou cinco luzes e sombras para deixar as transições mais suaves.
AleNascimento
AleNascimento
Neanderthal
Neanderthal

Mensagens : 1963
Data de inscrição : 09/03/2013
Idade : 46
Localização : São Paulo

https://modelismobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Sombras e Luzes Empty Re: Sombras e Luzes

Mensagem por fabricio.fay Seg Dez 23, 2013 10:21 am

Foks escreveu:
Então...porque pintar luzes e sombras? Afinal, ainda que eu determine a direção da luz na minha figura, ela não será mostrada assim, ou seja, eu pinto pensando em algo, mas a luz do ambiente estragará o efeito.


Hola Foks  cheers 

Ao contrário, a luz e a sombra do ambiente não atuam em escala, e como as figuras são pequenas temos que reproduzir uma iluminação que realce e crie as formas.

Se você pintar uma figura só com a base de cada elemento vai perceber que este vai ficar plano e sem variação de cor. Os efeitos de luz e sombra é que vão criar as formas e volumes. Além disso podemos pintar tons e efeitos de desgaste, sujeira, etc.


Abraço  santa
fabricio.fay
fabricio.fay
Neanderthal
Neanderthal

Mensagens : 1165
Data de inscrição : 10/03/2013
Idade : 51
Localização : Porto Alegre

http://losfigureros.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Sombras e Luzes Empty Re: Sombras e Luzes

Mensagem por leandro pereira Seg Dez 23, 2013 6:57 pm

Foks, Zênite ( latin: senit, espanhol: cenite) se refere a um ponto imaginário imediatamente acima da cabeça do observador. Em relação ao sol seria o ponto mais elevado dele na abóboda celeste.
Toda vez que se refere à luz ou iluminação zenital nos referimos à uma iluminação que vem perpendicular à figura. Sendo assim o ponto de luz maior se encontra nas partes voltadas para cima e a sombra máxima nas partes voltadas para baixo.
Há alguns anos quando se falava em luz e sombras sempre imaginavamos que a função seria ressaltar o relevo da escultura. Porém, como bem disse o Fabrício, a idéia é que nas pequenas escalas da figura nós devemos simular também a incidência de luz. Por isso ela é ressaltada.
Sombras e Luzes 95a23d301ba7bf6cfdcbaf8b521c0fc1_zps33cd08c7
Sombras e Luzes 48c1afd74934aff6093db85aec74a7cb_zps2fbcb873
leandro pereira
leandro pereira
Neanderthal
Neanderthal

Mensagens : 1335
Data de inscrição : 11/03/2013
Idade : 50

http://drleandropereira.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Sombras e Luzes Empty Re: Sombras e Luzes

Mensagem por roddox_df Seg Dez 23, 2013 7:08 pm

Eita o negocio esta ficando bom! Só os bons tanto aula!
E isso ai!
roddox_df
roddox_df
Homo Erectus
Homo Erectus

Mensagens : 832
Data de inscrição : 12/03/2013
Idade : 44
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Sombras e Luzes Empty Re: Sombras e Luzes

Mensagem por degoj Ter Dez 24, 2013 7:28 am

Ta mesmo, sempre aprendendo!!
degoj
degoj
Homo Habilis
Homo Habilis

Mensagens : 312
Data de inscrição : 12/03/2013
Idade : 45
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Sombras e Luzes Empty Re: Sombras e Luzes

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos