Modelismo Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Alfonso Prado Vilares

+3
fabricio.fay
rafael_phy
roddox_df
7 participantes

Ir para baixo

Alfonso Prado Vilares Empty Alfonso Prado Vilares

Mensagem por roddox_df Seg Jan 05, 2015 8:36 am

1 – Onde você nasceu, qual a sua idade e sua profissão?
Olá, meu nome é Alfonso Prado Vilares, eu tenho 39 anos e nasci em uma pequena cidade na Galícia, no noroeste da Espanha. Trabalho como protético dental, e graças a essa profissão que eu descobri muitas ferramentas e materiais que uso todos os dias, e minha grande paixão é pintar miniaturas.

2 – Como você descobriu o hobby e a quanto tempo você pinta?
Na verdade, este passatempo não fui eu que descobri. Minha tia Esther me deu de presente de Natal vários modelos de aviões 1/72 quando eu tinha 12 anos de idade. Ainda lembro, era um helicóptero do Vietnã, F-4 phantom e um MiG 21. Foi um desastre de montagem, especialmente as hélices do helicóptero.

Depois passei para os  tanques e soldados na escala 1/72, então fui para  os modelos da Tamiya escala 1/35.

Um dia eu descobri Verlinden e Hornet em uma pequena loja perto da minha casa chamada Superhobbys. Me Lembro que não sabia qual cola usar para unir as partes das figuras (risos), não sabia que você tinha que usar super bonder. Não sabia nada sobre tintas acrílicas, ou quem era Bill Horan, então, eu apenas pintava com Humbrol.

Graças a Luis Esteban eu me tornei membro de uma associação onde conheci alguns dos meus melhores amigos, como Juan Avila Ribadas e Chema Garcia e outros. Então eu comecei a pintar em uma loja chamada El Diorama, ali começou minha paixão por figuras.

Normalmente me dedico duas horas por dia para pintar, mas devo dizer que sou muito lento para pintar uma figura, demoro entre 2 e 3 meses para termina-la.

Alfonso Prado Vilares 001_zps5cbfdf43

3 – Quais são os artistas que te influência e seus pintores favoritos?
Eu não tenho dúvida nenhuma de quem mais me influenciou foi Luis Esteban Laguardia e Juan Avila Ribadas, devido à sua proximidade e apoio, eles são meus professores. Pra mim eles tem as transições (degradê), perfeitas, os melhores pintores que conheço. Jaume Ortiz e Maximo Pascuali também. O outro artista que me influenciou é Raul Latorre, o melhor.

Os pintores que Mais eu gosto são: Raul Latorre, Luis Esteban, Juan Avila e Mike Blank e  escultores são: Mike Blank, Bill Horan e Adriano Laruccia.

Também aprecio muito Caravaggio. Suas pinturas são exemplos perfeito de  luz e sombra. Definitivamente perfeição na pintura.

4 – Na última edição do Soldat de Plom você fez uma demonstração de terreno como foi essa experiência para você?
Na última edição do Soldat De Plom, eu realizei uma demonstração de pintura. Sempre gosto de mostrar meus trabalhos para os outros, nunca guardo nada pra mim, adoro de ver as pessoas aprenderem coisas novas, fico muito satisfeito, admito que não falo muito sobre a minha didática. Mais as pessoas ficam muito felizes com minhas explicações.

Gostaria que pudéssemos nos concentrar de outra maneira nos concursos, e não apenas focar nas pinturas. Penso que poderíamos ajudar os pintores, vendo suas falhas e ajudar a corrigi-las, mais isso é muito difícil pois temos muito pouco tempo e espaço.

Alfonso Prado Vilares 002_zps7a776300


5 – O que não pode faltar na sua Bancada?
Na minha mesa não pode faltar algumas coisas como: o aerógrafo, eu uso para os terrenos e pintar a primeira luz das figuras, não posso viver sem meu verniz fosco da humbrol, meus pinceis da Winsor & Newton Series 7, meus pauzinhos para misturar minhas mesclas e algumas cores especiais, tais como: Smoke, uniforme inglês e uniforme japonês da Vallejo.

6 - Mostre seu ambiente de trabalho para nós! ( não vale limpa-lo).

Alfonso Prado Vilares 003_zpsf84726a5

Alfonso Prado Vilares 004_zpsb1956356

7 – Nesse  hobby tem muitas facetas, como shows, foruns, cursos e competições, para você qual é a melhor parte do hobby?
Nesse hobby  destaco especialmente as pessoas, muitos amigos e pessoas que conheço em diferentes partes do mundo, viajar e participar de competições. O importante não é ganhar uma medalha, o que importa é a experiência dessa viagem, ver diferentes e belos lugares, e compartilhar tudo isso com os amigos. Essa é a melhor parte.

8 – Como é a relação entre você, um grande pintor da nova geração com os “pintores da velha guarda?
Realmente a minha relação com os artistas consagrados é muito boa, sempre aprendo muito com eles, às vezes eles são um pouco mais tradicionais para utilizar certas técnicas novas.

Podemos ver que hoje, há uma geração de grandes pintores. Vemos grandes coisas interessantes saindo da fantasia. Pessoas como Jose Manuel Palomares, Banshee, Diego Esteban, Marc Masclans, Kontraros, entre outros.
Inspirados por Raul Garcia Latorre eles estão acima da media dos pintores consagrados, e vivem um pouco dessa fama é o que eu penso.

Alfonso Prado Vilares 005_zps416113f9

9 – O seus trabalhos em freehand são espetaculares, como você faz para dominar essa técnica tão difícil?
Bem, neste ponto eu acho que a coisa mais importante é ter um pulso firme e paciência. Especialmente não ir rápido demais. A pintura deve ter muita água na mistura, dar muitas camadas de tinta. Nós nunca devemos correr para terminar. Apesar de demorar dois meses para pintar um escudo.

Alfonso Prado Vilares 006_zpseb0b0d82

10 - Qual das suas figuras que você tem um carinho especial?
A figura que nunca vai sair da minha mémoria é Veteran Highland Clansman Culloden 1746 – 70mm da Elite Miniaturas criada por Raul e quase tudo que ele fez com o Belga Van Gils (um artista).

11- Sabemos que você adora música, como ela inspira seu trabalho? Você prefere pintar em um ambiente com música ou em silêncio?
Eu sempre pinto ouvindo música, Pop-Rock e música Electrônica partir dos anos 90 até agora. Atualmente ouso muito Miles Kane e Arctic Monkeys. Mas o meu repertorio musical varia de Chemical Brothers, Massive Attack, Oasis, Blur, Muse, Radiohead, Placebo, Smiths, Pulp, Smashing Pumpkins, Travis, Beck, Weezer, Manic Street Preachers, Hives, Coldplay, Stone Roses, Garbage, U2, Foo Fighters, Nirvana, Black Rebel Motorcycle Club, Stereophonics, New Order, yeah Yeah Yeahs e The Killers....

12- Mostre e diga-nos o que você está trabalhando atualmente ou o que você recentemente acabado?
Atualmente tenho vários projetos em cima da bancada. Estou pintando uma cena de 3 figuras transformadas para batalha de Agincourt, em seguida, vou pintar uma cena de 4 figuras sobre o mesmo assunto.

Também eu começar em breve uma figura esculpida pelo meu bom amigo Antonio Zapatero um Zuavo Francês no México.

Espero que eu consiga pintar para Euromilitaire uma figura de medieval à cavalo da marca Pegaso. Tenho um projeto secreto para uma marca, que  Mike Blank vai participar.

Alfonso Prado Vilares 007_zpsa5cd520a

13– Deixe uma mensagem para os modelistas do Brasil.
Aos amantes brasileiros desta arte, eu só posso dizer a vocês que vivam a pintura como uma paixão, em vez de uma competição. O importante  não é pintar melhor do que o resto, o importante é pintar por diversão e porque gostamos. Tentando encontrar o nosso próprio estilo e sim pode ser diferente, único e melhor.

Mike Blank me disse uma vez que ele não parecia tão bom quanto o resto, mas isso não era importante, o importante é encontrar o seu próprio estilo, diferente, original o seu estilo. O importante é ser único.

Então, quando vemos uma imagem de Mike Blank, Bill Horan, Cannone Brothers, Hardy Aron Tempest e Diego Ruina, sabemos quais são seus trabalhos, podemos gostar mais ou menos, porém são trabalhos especiais.

Esses pintores são verdadeiros artistas. Só que eles nos ensinam o caminho a percorrer.

Alfonso Prado Vilares 008_zpsd2fbdca0

Alfonso Prado Vilares 009_zps8eed2f7d


Última edição por roddox_df em Seg Jan 05, 2015 10:59 am, editado 1 vez(es)
roddox_df
roddox_df
Homo Erectus
Homo Erectus

Mensagens : 832
Data de inscrição : 12/03/2013
Idade : 44
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Alfonso Prado Vilares Empty Re: Alfonso Prado Vilares

Mensagem por rafael_phy Seg Jan 05, 2015 9:48 am

Muito boa a entrevista!!

Gostei muito da fala de não pintar para competir e sim pra se divertir, é o que eu busco sempre.
A questão do estilo próprio também achei importante, realmente acho que temos que buscar um estilo que nos agrade, que seja nosso, de forma que possamos pintar de forma natural e sem muito esforço, pois a técnica que usamos nos é agradável...

Aguardo a próxima...

Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
rafael_phy
rafael_phy
Neanderthal
Neanderthal

Mensagens : 1560
Data de inscrição : 14/03/2013
Idade : 40
Localização : volta redonda. RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Alfonso Prado Vilares Empty Re: Alfonso Prado Vilares

Mensagem por fabricio.fay Seg Jan 05, 2015 10:08 am

affraid affraid affraid affraid muito boa entrevista!!!
Muchas gracias Alfonso, me quede flipado!!!

Saludos
fabricio.fay
fabricio.fay
Neanderthal
Neanderthal

Mensagens : 1165
Data de inscrição : 10/03/2013
Idade : 51
Localização : Porto Alegre

http://losfigureros.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Alfonso Prado Vilares Empty Re: Alfonso Prado Vilares

Mensagem por AleNascimento Seg Jan 05, 2015 10:42 am

Parabéns Rodrigo pela iniciativa e pelas excelentes perguntas, Gracias Maestro Alfonso Prado.

Gostei muito de tudo, acho que ele tocou em assuntos que estão sempre em destaque nas conversas de modelistas.

O estilo free hand dele é fantástico, o Henrique VIII dele está de matar.

AleNascimento
AleNascimento
Neanderthal
Neanderthal

Mensagens : 1963
Data de inscrição : 09/03/2013
Idade : 46
Localização : São Paulo

https://modelismobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Alfonso Prado Vilares Empty Re: Alfonso Prado Vilares

Mensagem por CristianeWK Seg Jan 05, 2015 12:13 pm

Adorei.
CristianeWK
CristianeWK
Homo Erectus
Homo Erectus

Mensagens : 523
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 54
Localização : Florianópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Alfonso Prado Vilares Empty Re: Alfonso Prado Vilares

Mensagem por BadHabbitMiniaturas Seg Jan 05, 2015 1:37 pm

Perfeito, ótima entrevista. Parabéns ao Rodrigo e ao Alfonso pelos conselhos.
Com certeza os freehands são sensacionais
BadHabbitMiniaturas
BadHabbitMiniaturas
Homo Habilis
Homo Habilis

Mensagens : 239
Data de inscrição : 09/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Alfonso Prado Vilares Empty Re: Alfonso Prado Vilares

Mensagem por maxag Qui Jan 15, 2015 10:27 am

Excelente entrevista. ..o cara manda super bem na pintura a mão livre. ..
maxag
maxag
Neanderthal
Neanderthal

Mensagens : 1451
Data de inscrição : 27/05/2013
Idade : 48
Localização : Belo Horizonte

http://plastimax.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Alfonso Prado Vilares Empty Re: Alfonso Prado Vilares

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos