Modelismo Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Diego Fernández Fortes

+5
rafael_phy
Foks
roddox_df
leandro pereira
AleNascimento
9 participantes

Ir para baixo

Diego Fernández Fortes Empty Diego Fernández Fortes

Mensagem por AleNascimento Sáb Fev 01, 2014 11:35 am

1 – Onde você nasceu, qual a sua idade e sua profissão?

Nasci em uma cidade a noroeste da Espanha chamada Pontevedra, tenho 49 anos. Minha ocupação atual é trabalhar na Miniaturas Fortes; esculpindo, fazendo moldes, selecionando temas, pintando, fotografando, escrevendo, vendendo... E respondendo entrevistas.

1 - ¿ donde usted nacio, cual és sucedas y ocupacion?

Nací en una ciudad del Noroeste de España, llamada Pontevedra, hace 49 años.Mi ocupación actual es llevar Miniaturas Fortes: Hacer las esculturas, moldes, coladas (casting), pintar, fotografiar, escribir, vender… Y contestar entrevistas.

2 – Como você descobriu o hobby?

Comecei montando aviões quando ainda era uma criança. Recordo que meu primeiro kit foi um presente que meu pai me deu, era um FW-190 da Hasegawa na escala 1/32. Mais tarde comecei a fazer veículos. Aos 18 anos aproximadamente me afastei do hobby por causa dos estudos, trabalho, garotas, etc. Quando a minha vida sossegou um pouco eu tinha 24 anos e por acaso eu vi um artigo de Bill Horan sobre a criação de um dos seus dioramas. Tive o impulso de fazer figuras e desde então não parei mais.

2 - Como el Hobby apareció en tu vida?

Comencé haciendo aviones cuando aún era un niño. Recuerdo que mi primera maqueta me la regaló mi padre y era un FW-190 de Hasegawa, a escala 1/32.Más tarde comencé a hacer vehículos. A los 18 años aproximadamente lo dejé por motivos de estudios, laborales, chicas, etc.Cuando mi vida se relajó un poco tenía 24 años y casualmente vi un artículo de Bill Horan sobre la creación de uno de sus dioramas. Tuve el impulso de hacer figuras y, desee entonces, no he parado.

Diego Fernández Fortes Montagem1_zpscec903f6

3 – De onde vem a inspiração para a criação de suas figuras? Você tem algum tema favorito?

A inspiração vem principalmente do meu interesse por história e arte. Inclusive eu iniciei geografia e história na universidade mais não cheguei a terminar.
Outra forte influência foi o cinema.
E quanto aos temas; comecei com um grande interesse pela Segunda Guerra Mundial e Antiguidade. Pouco a pouco foram aumentando estes interesses: napoleônicos, coloniais... Em geral estou interessado em representar soldados em campanha, sejam da época que forem. Não me atraem tanto os uniformes de parada ou as figuras de fantasia. Eu gosto de representar pessoas reais em um ambiente que não seja habitual.

3 - ¿De dónde viene la inspiración para la creación de sus esculturas? ¿Hay algún tema favorito?

La inspiración me viene principalmente de mi interés por la Historia y el Arte. Incluso comencé Geografía e Historia en la Universidad, pero no llegué a terminarla.
Otra fuerte influencia es el cine.
En cuanto a temas: Comencé con un gran interés por la II Guerra Mundial y la Antigüedad. Poco a poco e ido ampliando esos intereses: Napoleónicos, coloniales… En general estoy interesado en representar soldados en campaña, sean de la época que sean. No me atraen tanto los uniformes de parada o las figuras de fantasía. Me gusta representar a personas reales en un entorno que no es el habitual.

4 – Qual ferramenta não pode faltar na bancada?

Os palitos de dentes.

4 - ¿Qué herramienta no puede faltar en su mesa?

Los palillos de dientes.

Diego Fernández Fortes P1010582_zps9869b0dd

5 – Você tem se inspirado em outros artistas para os seus trabalhos?

Como eu havia dito, o trabalho de Bill Horan foi o que me fez decidir a me dedicar as figuras. Logo fui conhecendo outros como Sepherd Paine, o precursor das figuras atuais.
A lista dos artistas que me agradam é extensa e eu não queria me esquecer de nenhum.

5 - ¿ usted tiene se inspirado em algun otro artista para sus trabajos?

Como ya he dicho, el trabajo de Bill Horan fue lo que me decidió a dedicarme a las figuras. Luego fui conociendo a otros, como Sepherd Paine, el precursor de la figura actual.
La lista de los artistas que me gustan sería demasiado larga y no querría olvidar a ninguno.

6 – Em sua opinião qual é a parte mais complexa na criação de uma nova escultura?

Para mim o mais difícil é o planejamento inicial de uma figura. Decidir a pose e reunir toda a informação histórica sobre o personagem. Acho que é muito difícil esculpir uma figura se baseando em apenas uma imagem. Preciso ler sobre o tema e conhecer os fatos que estiveram relacionados ao personagem e representar todos os detalhes sobre suas características.
Uma vez que eu tenha reunido as informações e decidido sobre a postura o trabalho pode ser concluído muito rápido.

6 - En su opinión ¿cuál es la parte más compleja cuando se crea una nueva escultura?

Para mi lo más difícil es el planeamiento inicial de la figura. Decidir la pose y reunir toda la información histórica sobre el sujeto. Encuentro muy difícil esculpir una figura basándome simplemente en una lámina. Necesito leer sobre el tema y conocer los hechos en los que estuvieron envueltos los personajes a representar y todos los detalles sobre su equipo.
Una vez que tengo toda la información reunida y la pose decidida, el trabajo puede ir muy rápido.

7 – Vi em seu blog que vai voltar a pintar. O que motivou a ter esta experiência novamente?

Na realidade eu nunca parei de pintar. Ocorre que agora eu passo muito tempo esculpindo, fazendo moldes, escolhendo temas... Eu não pinto com a frequência que gostaria. Na verdade eu gostaria de ter algum tempo para pintar algumas figuras da Miniaturas Fortes que eu nunca pintei.

7 - Vi en su blog que va a volver a pintar. ¿Qué motivó a tener esta experiencia de nuevo?

En realidad nunca he dejado de pintar. Ocurre que ahora paso mucho tiempo esculpiendo, haciendo moldes, haciendo casting… y no pinto tan a menudo como yo quisiera. De hecho, me gustaría tener algo de tiempo para pintar algunas figuras de Miniaturas Fortes que aún no he pintado.

Diego Fernández Fortes Montagem4_zps474abf68

8 - Empresa, blog, família, vida social, você ainda tem tempo para o hobby como lazer?

No meu caso já não é um hobby. É o meu trabalho. A verdade é que, como posso trabalhar em casa, as vezes disponho de muito tempo. A família também me ajuda. Meu filho é meu sócio e também trabalha na oficina as vezes, quando não está ocupado com a universidade.

8 - Empresa, blog, la familia, la vida social, que todavía se puede antes de tiempo para la afición como un hobby?

Pues en mi caso ya no es un hobby. Es mi trabajo. Lo cierto es que, como puedo trabajar en casa, a veces le dedico mucho tiempo. La familia también me ayuda. Mi hijo es mi socio y también trabaja en el taller a veces, cuando no está ocupado con la universidad.

9 – Aqui no Brasil lamentavelmente temos poucos escultores, como esta a nova geração de escultores europeus?

Eu sou um escultor que já tenho uns 20 anos esculpindo. Vejo que cada vez mais temos escultores jovens. Muitos têm um nível técnico muito bom. Acredito também que é muito difícil de distinguir uns dos outros, falando de forma geral, porque tem uma grande uniformidade temática e estilística.

9 - Aquí en Brasil tenemos lamentablemente no muchos escultores, ¿cómo es la nueva generación de escultores en Europa?

Yo soy un escultor que lleva unos veinte años esculpiendo. Veo que cada vez hay más escultores jóvenes. Muchos tienen un nivel técnico bastante bueno. También creo que son difíciles de distinguir unos de otros -hablando en general-, porque hay una gran uniformidad temática y estilística.

10 – Como estão os projetos da Miniaturas Fortes, podemos esperar novos lançamentos para 2014?

Bem, nem eu mesmo tenho uma ideia muito clara. A vantagem de ser uma pequena empresa é que sou responsável praticamente por tudo e que eu posso permitir uma certa improvisação e me adaptar as circunstancias de cada momento. No momento me conformo em sobreviver como uma pequena empresa, esse é um momento econômico difícil que estamos atravessando.

10 - ¿Cómo los proyectos de Miniaturas Fortes, podemos esperar que los nuevos lanzamientos para 2014?

Pues ni yo mismo tengo una idea muy clara. La ventaja de ser una empresa tan pequeña -en la que yo soy responsable prácticamente de todo-, es que me puedo permitir cierta improvisación y adaptarme a las circunstancias en cada momento. Por ahora me conformo con sobrevivir como empresa a estos difíciles tiempos económicos que estamos pasando.  

Diego Fernández Fortes Montagem5_zps44d3d331

11 – O que você pensa sobre as impressoras 3D, acha que ela vai acabar com os trabalhos artísticos, ou teremos uma nova forma de trabalhar as esculturas no futuro?

Creio que as impressoras 3D são uma ferramenta a mais. As impressoras não fazem magia, tem que ser um bom artista para conseguir uma boa escultura. Inclusive o processo não é muito mais rápido do que fazer a mão. A principal vantagem que vejo é na hora de fazer peças industrializadas (armas, capacetes...) e que, uma vez que tenha o original pode imprimir em diferentes escalas sem perder nenhum detalhe.
Não acredito que vá mudar a maneira tradicional de esculpir. Quando surgiu a fotografia os pintores não desapareceram.

11 - ¿Qué piensa usted de las impresoras 3D, que va a terminar con la obra de arte o vamos a tener una nueva forma de trabajar las esculturas en el futuro?

Creo que las impresoras 3D son una herramienta más. La impresoras no hacen magia, tienes que ser un buen artista para conseguir una buena escultura. Incluso el proceso no es mucho más rápido que hacerlo a mano.La principal ventaja que les veo es a la hora de hacer piezas maquinadas (armas, cascos…) y que, una vez que tienes el original, puedes imprimirlo en distintas escalas sin perder ningún detalle.
No creo que desplacen a la escultura clásica. Cuando apareció la fotografía no desparecieron los pintores.

12 – Falando sobre o futuro, o que espera para o mercado, já que na atualidade contamos com esculturas de todos os temas e escalas?

Temos um mercado muito pequeno e que não cresce. Creio que seja a principal desvantagem que temos. Felizmente vão se incorporando jovens, mas poderiam incorporasse mais.

12 - Hablando del futuro, ¿qué esperas para el mercado, ya que en la actualidad contamos con esculturas de todos los temas y las escalas?

Encuentro que el mercado es demasiado pequeño y no crece. Creo que es la principal desventaja que tenemos. Afortunadamente te van incorporando jóvenes, pero deberían incorporarse más.

Diego Fernández Fortes Montagem2_zpsd282300b
Diego Fernández Fortes Montagem3_zpsf2901a3b

13 – O que você conhece sobre o modelismo do Brasil, e qual a dica você deixa para os modelistas brasileiros.

Bem, pela minha experiência pessoal o Brasil parece ser um país pulsante no mundo das figuras, como em outros aspectos. É o país sul-americano onde mais se vende Miniaturas Fortes e nas redes sociais se veem muitos aficionados brasileiros.
Conheço pessoalmente algum brasileiros que vieram a Espanha para uma exposição e que tem um nível muito alto. Aproveito a ocasião para cumprimentá-los e suas encantadoras esposas! Além disso, o Brasil é o país que mais tem pessoas com o sobrenome Fortes. Isso tem que ser bom.

13 - ¿Qué sabe usted acerca de Brasil, en la creación de modelos y lo que la punta de salir para nuestros figureiros.

Pues, por mi experiencia personal, Brasil parece un país pujante en el mundo de la figura, como en tantos otros aspectos. Es el país de Sudamérica donde más vende Miniaturas Fortes y en las redes sociales se ven muchos aficionados brasileños.
Conozco personalmente a algunos amigos brasileños que vinieron a España a concursar y tienen un nivel muy alto. ¡Aprovecho la ocasión para saludarlos a ellos y a sus encantadoras esposas!Además, Brasil es el país con más personas apellidadas Fortes. Eso tiene que ser bueno.

Diego Fernández Fortes BS1Portada_zpsebb33789

A Equipe Modelismo Brasil agradece ao senhor Diego Fortes por ter disponibilizado tempo e paciência para responder a nossa entrevista.

Del Equipo Modelismo Brasil da las gracias al señor Diego Fortes por tener tiempo y paciencia disponible para responder nuestra entrevista.

Para conhecer mais sobre o trabalho da Miniaturas Fortes acesse http://www.miniaturasfortes.com/


Última edição por AleNascimento em Sáb Fev 01, 2014 12:37 pm, editado 2 vez(es)
AleNascimento
AleNascimento
Neanderthal
Neanderthal

Mensagens : 1963
Data de inscrição : 09/03/2013
Idade : 46
Localização : São Paulo

https://modelismobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Diego Fernández Fortes Empty Re: Diego Fernández Fortes

Mensagem por leandro pereira Sáb Fev 01, 2014 12:31 pm

Ótima entrevista Alê, ainda não tive oportunidade de ter alguma figura dele nas mãos. Mas sempre achei excelentes
leandro pereira
leandro pereira
Neanderthal
Neanderthal

Mensagens : 1335
Data de inscrição : 11/03/2013
Idade : 50

http://drleandropereira.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Diego Fernández Fortes Empty Re: Diego Fernández Fortes

Mensagem por AleNascimento Sáb Fev 01, 2014 1:25 pm

Valeu Leandro, também nunca comprei nada deles mas vi uma figura que o Fabricio fez e a qualidade é excelente.

Quero ver se compro algo deles.
AleNascimento
AleNascimento
Neanderthal
Neanderthal

Mensagens : 1963
Data de inscrição : 09/03/2013
Idade : 46
Localização : São Paulo

https://modelismobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Diego Fernández Fortes Empty Re: Diego Fernández Fortes

Mensagem por roddox_df Sáb Fev 01, 2014 2:49 pm

Quero deixar registrado o meu agradecimento ao Diego desde o inicio ficou a disposição para dar a entrevista e nós ajudar no que era preciso!

Excelente escultor e uma pessoa maravilhosa!

Essa será a primeira de muitas!
roddox_df
roddox_df
Homo Erectus
Homo Erectus

Mensagens : 832
Data de inscrição : 12/03/2013
Idade : 44
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Diego Fernández Fortes Empty Re: Diego Fernández Fortes

Mensagem por Foks Sáb Fev 01, 2014 4:11 pm

Muito legal mesmo!

Ótima inciativa!

Parabéns pessoal!
Foks
Foks
Homo Habilis
Homo Habilis

Mensagens : 193
Data de inscrição : 26/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Diego Fernández Fortes Empty Re: Diego Fernández Fortes

Mensagem por rafael_phy Sáb Fev 01, 2014 4:52 pm

Muito legal a entrevista, otima ideia essa iniciativa...

Espero anciosamente as proximas.
rafael_phy
rafael_phy
Neanderthal
Neanderthal

Mensagens : 1560
Data de inscrição : 14/03/2013
Idade : 40
Localização : volta redonda. RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Diego Fernández Fortes Empty Re: Diego Fernández Fortes

Mensagem por leandro pereira Sáb Fev 01, 2014 5:10 pm

Parabéns ao Diego com certeza, mas também a vcs, Rodrigo e Alê, que têm se empenhado neste fórum. Expandido o universo dos figureiros no Brasil e permitindo o surgimento de novas amizades.... drunken 
leandro pereira
leandro pereira
Neanderthal
Neanderthal

Mensagens : 1335
Data de inscrição : 11/03/2013
Idade : 50

http://drleandropereira.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Diego Fernández Fortes Empty Re: Diego Fernández Fortes

Mensagem por AleNascimento Sáb Fev 01, 2014 5:53 pm

Obrigado a todos, fico feliz que tenham gostado pois acertando ou errando sempre estamos pensando no melhor para o hobby e para a diversão de todos, os elogios nos incentiva a continuarmos sempre em frente.
AleNascimento
AleNascimento
Neanderthal
Neanderthal

Mensagens : 1963
Data de inscrição : 09/03/2013
Idade : 46
Localização : São Paulo

https://modelismobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Diego Fernández Fortes Empty Re: Diego Fernández Fortes

Mensagem por degoj Dom Fev 02, 2014 1:11 pm

Parabéns pela entrevista! Excelente iniciativa! Fui no site do Diego e gostei muito das figuras Parabéns!
degoj
degoj
Homo Habilis
Homo Habilis

Mensagens : 312
Data de inscrição : 12/03/2013
Idade : 45
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Diego Fernández Fortes Empty Re: Diego Fernández Fortes

Mensagem por Diegofff Ter Fev 04, 2014 6:24 pm

¡Muchas gracias a todos por vuestras amables palabras!
Ha sido un honor que pensarais en mi para una entrevista.
Ya me he dado de alta en Modelismo Brasil.  Very Happy

Diegofff
Australopithecus
Australopithecus

Mensagens : 1
Data de inscrição : 04/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Diego Fernández Fortes Empty Re: Diego Fernández Fortes

Mensagem por AleNascimento Ter Fev 04, 2014 6:28 pm

Hola Maestro Diego muchas gracias por la entrevista, para nosostros es muy bueno tener un cotacto con otros artistas de el hobby.

AleNascimento
AleNascimento
Neanderthal
Neanderthal

Mensagens : 1963
Data de inscrição : 09/03/2013
Idade : 46
Localização : São Paulo

https://modelismobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Diego Fernández Fortes Empty Re: Diego Fernández Fortes

Mensagem por Alaerte Sex Fev 14, 2014 6:48 pm

Gracias Ale por la entrevista!!
Maestro Diego, una persona que tuvo el honor de conocer personalmente, simplesmente una persona maravillosa, un grande abrazo aqui del Brasil.
Saludos!

Alaerte

Alaerte
Homo Habilis
Homo Habilis

Mensagens : 87
Data de inscrição : 28/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Diego Fernández Fortes Empty Re: Diego Fernández Fortes

Mensagem por fabricio.fay Sex Fev 14, 2014 7:03 pm

Hola  cheers 

Parabéns pela entrevista  affraid 
Juntamente com o Alaerte e o João tive o prazer de conhecer o Diego, além de um grande escultor e pintor é gente finíssima, passamos bons momentos em Girona com ele  cheers 

Maestro Diego, um fuerte abrazo  cheers 
fabricio.fay
fabricio.fay
Neanderthal
Neanderthal

Mensagens : 1165
Data de inscrição : 10/03/2013
Idade : 51
Localização : Porto Alegre

http://losfigureros.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Diego Fernández Fortes Empty Re: Diego Fernández Fortes

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos