Tintas Oleo X Acrilicas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Tintas Oleo X Acrilicas

Mensagem por LPLeo em Seg Out 05, 2015 9:21 pm

Ola pessoal.
Como estou iniciando, queria testar algumas tecnicas pra saber qual me adapto melhor.
Queria saber quais seriam as caracteristicas principais de cada uma, os prós, contras, onde cada uma se adequa melhor.
Pelo material que tenho lido, parece que ultimamente se tem dado preferencia às acrilicas. Uma coisa que não gostei é que parece que a tinta oleo detona os pincéis...rs Shocked Shocked

LPLeo
Homo Habilis
Homo Habilis

Ver perfil do usuário

Re: Tintas Oleo X Acrilicas

Mensagem por AleNascimento em Ter Out 06, 2015 7:32 am

Leo para mim acrilicas não tem contras, já as 9leos tem contras como demorar para secar, estraga os pincéis mais rapidamente e não se tem um controle total sobre os efeitos. Existem grandes mestres nas duas escolas mas eu me adaptei melhor as acrilicas.
AleNascimento
Neanderthal
Neanderthal

Ver perfil do usuário http://modelismobrasil.forumeiros.com

Mensagem por pedro neto em Ter Out 06, 2015 11:39 pm

Eu já trabalho melhor com as óleos, exatamente por uma secagem mais lenta,melhor trabalho nas mesclas...realmente os pincéis sofrem....mas material é material.... No YouTube você encontra diversas aulas das duas escolas....
pedro neto
Homo Erectus
Homo Erectus

Ver perfil do usuário http://www.grupogpc.com.br

Mensagem por fabricio.fay em Sex Out 09, 2015 9:55 am

Hola Leo cheers

Já utilizei tinta óleo, mas parei há uns 10 anos, tendo mudado totalmente para acrílica, para todo tipo de situação.

As tintas acrílicas te garantem precisão, tempo rápido de secagem, não causam danos a saúde, não deixam cheiro forte pela casa, permitem trabalhar com precisão áreas pequenas, com realização de traços finos e pequenos. Os contras são o tempo de secagem, algumas marcas e algumas cores podem acetinar, precisam ser bastante agitadas antes do uso(ao menos nas primeiras vezes). A fusão ou blending nas acrílicas se dá através de transparências, enquanto nas tintas à óleo se dá pela mescla das cores.

Em relação as tintas à óleo, como vantagens destacaria o tempo de secagem(para alguns uma desvantagem), as tintas podem levar mais de uma semana ou até meses para secar em superfícies maiores e com maior quantidade de tinta, o blending se dá através da mistura das cores na figura, durante a pintura. Como desvantagem, algumas cores mudam após secar, seu uso não é muito saudável, deixa cheiro na casa, é difícil trabalhar transições e precisão em áreas pequenas, a caixa das tintas fica um horror, pois sempre vaza um pouco do diluente e fica tudo sujo e grudado, e a bisnaga que está guardada a meses quando você pega fica com as mão sujas, e é um inferno de limpar.

Já vi trabalhos espetaculares com óleos, que não daria para saber com que tipo de tinta que foram pintadas, mas até hoje, os únicos que vi com tamanha qualidade foram do Danilo Cartacci e do Alex Cortina, de resto sempre fica um tom amarelado/marrom que identifica a tinta.

Se você está começando minha sugestão é que comece adquirindo as tintas da Scale 75 que são foscas, mas outras marcas também são excelente, as da Andrea também são foscas, sendo que apenas algumas poucas cores tem o risco de acetinar, porém elas não cobrem tão bem. As tintas da Vallejo também são muito boas, mas muitas cores acetinam, normalmente ficam foscas só as que a gente quer que acetinem, necessitando da utilização de um medium mate, como por exemplo o flat base de Tamya.

No workshop vamos dar dicas e mostrar a utilização das acrílicas, dá uma olhada por lá e coloque os pincéis para funcionar, pois só aprendemos e descobrimos o que funciona melhor para gente com as experiências.

Abraço cheers
fabricio.fay
Neanderthal
Neanderthal

Ver perfil do usuário http://losfigureros.blogspot.com.br/

Mensagem por LPLeo em Dom Out 11, 2015 4:33 pm

Agradeço muito todas as dicas.
Inicialmente planejei participar do workshop mas surgiram varios problemas aqui e para não atrapalhar o andamento do grupo resolvi deixar pra proxima. Tenho poucas bisnagas de tinta oleo (Siena, raw umber, e naples yellow, que usava basicamenta como filtros nos kits de militaria). Acrilicas tenho  bastante tons de verde azul vermelho e pele, porem todas da Acrilex. Como o estoque é razoavel, pretendo utiliza-las pelo menos por um tempo, dai no futuro vou comprando de outras marcas. Outra coisa que necessito urgente é de uma camera, a do celular não dá pra apresentar nenhum trabalho aqui...

Estou acompanhando o workshop muito atentamente

LPLeo
Homo Habilis
Homo Habilis

Ver perfil do usuário

Mensagem por rafael_phy em Dom Out 11, 2015 6:21 pm

As tintas da acrilex só tem um problema, são MT difíceis de diluir, mas sabendo misturar as cores da pra iniciar os trabalhos.

A câmera do celular funciona pra mostrar o andamento da figura, do não da pra fazer um trabalho mais profissional, mas quebra galho além de ser bem fácil de manusear.
rafael_phy
Neanderthal
Neanderthal

Ver perfil do usuário

Mensagem por pedro neto em Ter Out 13, 2015 9:19 am

Eu nunca participei de workshops nenhum (falta de tempo e $$$) acho que ai um pouco de minha dificuldade em acrilicas... ja assisti muitos videos de trabalhos assim, dos mestres espanhois e do fabricio.... mesmo assim... Leo, a ideia das tintas acrilicas é ir mudando mesmo pra scale, vallejo, tamyias, italeris (são otimas tambem)... tambem tinha muitas acrilex e decorfix... passei td p frente.... o workshop tenho certeza que vai ser uma maneira muito legal de aprender a trabalhar as transparencias e transições das acrilicas....
pedro neto
Homo Erectus
Homo Erectus

Mensagem por fabricio.fay em Ter Out 13, 2015 1:25 pm

As tintas da tamya e outras a base de alcool tem um problema, não servem para utilizar com pincel, pois quando se aplica com pincel sobre a superfície já seca ela arranca a camada de baixo, pois o ataca a tinta.

Na realidade a tamya e outras tintas do gênero não são acrílicas de verdade, estão mais para laca a base de água.

Abraço cheers
fabricio.fay
Neanderthal
Neanderthal

Ver perfil do usuário http://losfigureros.blogspot.com.br/

Mensagem por pedro neto em Ter Out 13, 2015 1:47 pm

olha... essa eu nao sabiaa!!!!!!
pedro neto
Homo Erectus
Homo Erectus